No início do segundo semestre, em agosto de 2024, a cidade de São Paulo inaugurou novos espaços dedicados à arte contemporânea. Confira abaixo a nossa curadoria de quatro espaços que merecem ser visitados.
CASA SEVA
A Casa Seva, um espaço expositivo dedicado à sustentabilidade, arte e cultura, foi criada para gerar impacto positivo no meio de arte e design, estimular uma rede mais sustentável por parte dos artistas, galeristas e inspirar ações e escolhas sustentáveis no dia a dia de seus visitantes, parceiros e colaboradores. A inauguração contou com a abertura da mostra “Frans Krajcberg: A morada humana”, organizada por Carolina Pileggi, fundadora do espaço.
Endereço: Alameda Lorena, 1257 | Casa 1 – Jardins
GALATEA – NOVA UNIDADE
A galeria Galatea inaugura nova unidade no charmoso bairro Cerqueira César. Localizada em um espaço de 430 metros quadrados no Edifício Thais, projetado em 1978 pela arquiteta Maria Luiza Correa, a nova unidade foi inaugurada em com a exposição individual de Montez Magno (Timbaúba, PE, 1934 – 2023, Recife, PE), que conta conta com texto crítico da curadora e pesquisadora Clarissa Diniz.
Endereço: Padre João Manuel, 808 – Cerqueira César
GALERIA SUPERFÍCIE – NOVA UNIDADE
A Galeria que já tem um espaço consolidado na Oscar Freire, inaugura agora sua segunda unidade na Alameda Lorena, da Vila Modernista projetada por Flávio de Carvalho. O novo espaço conta com duas novidades: o Arquivo Superfície, iniciativa sem fins comerciais voltada à pesquisa e digitalização de documentos relacionados à arte conceitual e de vanguarda, com foco na década de 1970; e a Superfície Publicações, editora da galeria voltada a projetos inéditos, bem como a impressão de livros de artista e reedição de materiais históricos.
O novo local apresenta ao público a exposição coletiva “JORNAIS ETC.”, que reúne 21 artistas entre nomes consagrados, como Antonio Manuel, Amelia Toledo, Cildo Meireles, Anna Bella Geiger e Paulo Bruscky, e artistas emergentes que se destacaram desde os anos 2000, como Cinthia Marcelle, Renata Lucas, André Komatsu, Anna Costa e Silva, Vitor Cesar, Marcelo Cidade. A mostra conta com pesquisa e seleção colaborativa entre o curador Diego Matos e o galerista Gustavo Nóbrega.
Endereço: Alameda Lorena, 1257 | Casa 4 – Jardim Paulista
CASA BRADESCO
Com 5.000 metros quadrados, a Casa Bradesco soma ao circuito, dividida em quatro salas nomeadas: “Aqui” – reservada para grandes exposições temporárias; “Ali” – dedicada às crianças e à infância; “Acima” – espaço reservado para workshops, cursos, palestras e um clube criativo; e “Abaixo” – dedicada à diversos tipos de exposições artísticas.
Localizado no complexo Matarazzo, próximo à famosa avenida Paulista, na capital de São Paulo, o centro cultural foi inaugurado no final do mês de agosto e estará aberto para visitação do público a partir de 15 de setembro com exposição individual do artista Anish Kapoor e curadoria de Marcello Dantas.
Endereço: Alameda Rio Claro, 190 – Bela Vista