A primeira quinzena do mês em São Paulo chega com uma agenda de ótimas exposições na cidade, e aqui trazemos algumas indicações que você não pode perder. Um novo espaço cultural será inaugurado próximo à Avenida Paulista, trazendo uma exposição de Anish Kapoor, um dos artistas mais notáveis da arte contemporânea. Na Galeria Millan, Lidia Lisbôa apresenta sua segunda exposição individual, trazendo temas e materiais que têm marcado sua trajetória, enquanto Renée Green estreia sua primeira individual no Brasil, no auroras. Além disso, a Pinacoteca acaba de inaugurar três novas exposições, com outra já confirmada para o meio do mês, que apresentará esculturas do acervo.
Já conhece o nosso GuiaAQA? É um mapa no Google Maps com as localizações de mais de 30 espaços culturais para facilitar seu roteiro. Confira!
Casa SP-Arte | “Xeque-Mate (s)”
31.08 – 20.09
A exposição “Xeque-mate(s)” marca a primeira mostra internacional na Casa SP-Arte e a estreia do colombiano Oscar Murillo no Brasil. Organizada pela galeria kurimanzutto e curada por Mark Godfrey, a mostra dialoga com obras de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Cildo Meireles, cujas práticas interativas e experimentais ecoam os temas de migração, identidade e globalização abordados por Murillo.
Pinacoteca Luz | “Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana”
31.08 – 02.02.25
Desenvolvida em colaboração com a Maison Gacha, de Paris, e a Fondation Jean-Félicien Gacha, do Camarões – instituições comprometidas com a preservação e promoção das artes e culturas africanas –, a mostra, com curadoria de Renato Menezes e Danilo Lovisi, apresenta 129 peças têxteis que revelam os ritos e cosmogonias de diversos povos africanos.
Pinacoteca Contemporânea | “Gabriel Massan: Terceiro Mundo, a dimensão descoberta”
31.08 – 02.02.25
Desenvolvida em parceria com a Serpentine Galleries, a mostra transforma a galeria em um ambiente imersivo criado por Gabriel Massan, com base em perspectivas decoloniais, teorias queer e tecnologias descentralizadas. O projeto central, criado em colaboração com artistas e pensadores como LYZZA, Castiel Vitorino Brasileiro, Novíssimo Edgar e Ventura Profana, é um jogo de videogame ambientado em um universo fantástico, onde os visitantes podem jogar em quatro estações ou assistir às partidas em tempo real.
Pinacoteca Luz | ”Irawo Bori: oferenda para a cabeça cósmica”
31.08 – 02.02.25
A Pinacoteca exibe o filme “Irawo Bori: Oferenda para a Cabeça Cósmica”, concebido a partir da performance ritualística Bori, apresentada no Octógono da Pina Luz durante a primeira mostra individual de Ayrson Heráclito, “Yorùbaiano”, realizada na Pina Estação em 2022. O filme é dirigido por Ayrson Heráclito em colaboração com o cineasta Lula Buarque de Hollanda, e a curadoria é feita por Ana Paula Lopes.
DAN Contemporânea | “LAb[au]”
31.08 – 26.10
Ativo desde 1996, o coletivo belga LAb[au] apresenta cerca de 26 obras que transitam pela interseção entre arte conceitual, sistemática e concreta, utilizando lógica algorítmica para questionar a estética contemporânea. A exposição é composta por instalações, integrações arquitetônicas e objetos de arte, que combinam geometria, cor e tecnologia avançada.
CCBB | “Tesouros Ancestrais do Peru”
04.09 – 26.11
Após passar pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, a mostra chega a São Paulo com mais de 162 objetos raros em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, que retratam a história das civilizações andinas, de 900 a.C. a 1600 d.C. Sob a curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, a mostra está organizada em cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis, e Colonização – que revelam o cotidiano e as técnicas sofidticadas de produção desses povos.
Millan | “O Teatro” de Lidia Lisbôa
14.09 – 19.10
“O Teatro” é a segunda exposição individual de Lidia Lisbôa na galeria Millan, com curadoria de Cristiano Raimondi. A mostra reúne uma variedade de materiais e suportes, como têxteis, cerâmica, bronze e desenhos, incluindo trabalhos da série “Tetas que deram de mamar ao mundo”, uma marca registrada da artista.
Casa Bradesco | “Inflamação” de Anish Kapoor
15.09
A Casa Bradesco, novo centro cultural de São Paulo com 5.000 metros quadrados, estreia com a exposição “Inflamação” de Anish Kapoor, considerada a maior do influente artista no Brasil. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra apresenta 20 obras, incluindo esculturas, instalações e uma site-specific inédita. Localizada no complexo Matarazzo, a Casa Bradesco também abrigará workshops, exposições infantis e eventos culturais.
Fortes D’Aloia & Gabriel | “Corte” de Claudia Casarino + “Trilha” de Iran do Espírito Santo
14.09 – 16.11
As exposições de Claudia Casarino e Iran do Espírito Santo recorrem a diferentes abordagens sobre memória e presença. Casarino, em “Corte”, apresenta uma investigação poética sobre a ausência e a violência contra o corpo feminino, utilizando vestes e tecidos para revelar os mecanismos de controle social que invisibilizam mulheres. Já Iran, em “Trilha”, propõe uma reflexão sobre tempo e memória por meio da representação de discos de vinil em aquarelas, onde cada obra remete a uma trilha sonora pessoal, associando a música a um processo autobiográfico de registro e percepção sensorial.
auroras | “Aproxime-se: Perceptos” de Renée Green
14.09 – 23.11
O auroras recebe a primeira exposição no Brasil de Renée Green, com obras de diferentes décadas de sua carreira, escolhidas para dialogar com a arquitetura do espaço e sua relação com o país. A mostra reúne pintura, escultura, instalações, filmes e obras sonoras que entrelaçam temas como distâncias, diáspora e memória. Destaques incluem o filme “Come Closer” (2008), conectando Lisboa, São Francisco e Brasil, e um “Space Poem” inédito que permeia o local.
Galeria Lume | “Ágora” de Claudio Alvarez
14.09
Claudio Alvarez é um artista brasileiro que começou sua trajetória no cenário artístico com a exposição “Como vai você geração 80?” no Parque Lage, Rio de Janeiro, em 1984. Sua obra investiga a relação entre movimento e percepção, utilizando ilusões de ótica, jogos de espelhos, objetos móveis e iluminação, frequentemente envolvendo o público em uma participação ativa.
Pinacoteca Estação | “A forma do fim: esculturas no acervo da Pinacoteca”
14.09 – 04.05.25
A exposição utiliza a coleção de máscaras mortuárias, moldadas a partir do rosto de artistas como Almeida Júnior e Pedro Alexandrino, como ponto de partida para explorar como os artistas enfrentam o tempo e sua própria experiência. Com cerca de 40 esculturas que abrangem do século XII até os dias atuais, esta é uma oportunidade para revisitar obras fundamentais do acervo da Pinacoteca.