Home Guias-antigos Guia Cidade do México

Guia Cidade do México

Basta ir a uma única feira de arte para entender que a experiência é muito mais ampla que frequentar o evento em si: instituições e galerias se programam para apresentar…

por Gabriel Caixeta

Basta ir a uma única feira de arte para entender que a experiência é muito mais ampla que frequentar o evento em si: instituições e galerias se programam para apresentar o que têm de melhor aos visitantes atraídos pela feira, seja ela qual for. Por isso, a equipe ARTEQUEACONTECE elencou alguns must see na Cidade do México, que recebe nesta semana a ZONAMACO.

Situado a apenas dois quilômetros da ZONAMACO encontra-se o Museu Jumex, braço expositivo da Fundação Jumex Arte Contemporáneo (e da Coleção Jumex), fundada pelo colecionador Eugenio López Alonso em 2001. O prédio em que o Museu se localiza, projetado pelo britânico David Chipperfield e inaugurado em 2013, encontra-se ocupado no momento por três exposições, sendo duas delas individuais de artistas de renome internacional: o americano John Baldessari e o francês Philippe Parreno.

O Museo Tamayo de Arte Contemporânea também é parada obrigatória para os visitantes da cidade. Situado dentro do Bosque de Chapultepec, o museu foi fundado em 1981 pelo artista Rufino Tamayo com o objetivo de promover a arte contemporânea mexicana e internacional. No dia 10 de fevereiro, a instituição abre a primeira individual do britânico Cerith Wyn Evans no México e uma exposição acerca do dramaturgo francês Antonin Artaud.

Próximo ao Bosque de Chapultepec, encontram-se as galerias kurimanzutto e Labor, além do espaço independente Estancia FEMSA – Casa Luis Barragán. Veterana na cena mexicana e queridinha internacional, a kurimanzutto foi fundada em 1999 por Mónica Manzutto y José Kuri e tomou forma a partir da consultoria do artista Gabriel Orozco. A experiência tem sido extremamente bem-sucedida, e a kurimanzutto representa artistas mexicanos e estrangeiros, como Adrián Villar Rojas, Allora & Calzadilla, Anri Sala, Damián Ortega, Jimmie Durham, Leonor Antunes, Sarah Lucas e, claro, Gabriel Orozco. No dia 10 de fevereiro, a galeria abre a primeira individual da iraniana Nairy Baghramian em seu espaço, “Maintainers”.

Já a jovem galeria Labor foi fundada em 2009 pela curadora Pamela Echeverría a fim de promover um espaço para pesquisas experimentais em arte contemporânea. Desde 3 de fevereiro, eles apresentam uma individual do mexicano Pedro Reyes, “Música para litófonos”. Basta atravessar a rua para chegar à Estancia FEMSA – Casa Luis Barragán, uma plataforma cultural abrigada pela Casa Luis Barragán (patrimônio histórico da UNESCO) com o apoio da Coleção FEMSA. No último sábado, eles abriram a primeira individual do americano Bruce Nauman no México, “Parameters”.

Outro edifício do arquiteto Luis Barragán é aberto nesta semana para o público pela primeira vez: um pouco afastada da Cidade do México, a Cuadra San Cristóbal recebe de 7 de fevereiro a 24 de março uma individual do artista Sean Scully composta por esculturas monumentais em diálogo com a arquitetura da residência e suas cavalariças, um ícone modernista mexicano. A mostra pode ser visitada apenas por agendamento.

Fundada como espaço independente em 2012 e transformada em galeria no ano seguinte, a Marso também merece ser visitada. O espaço possui uma vocação híbrida, realizando todas as atividades de uma galeria comercial, mas também desenvolvendo projetos sem fins lucrativos. No dia 6 de fevereiro a galeria abre uma individual do francês Jean-Luc Moulène, que desenvolve uma produção fortemente influenciada pelo pensamento matemático. A menos de um quilômetro da Marso, situa-se a Galeria OMR, grande presença mexicana nas feiras internacionais. Fundada em 1983, a galeria representa artistas como Candida Höfer e James Turrel. Para a semana da ZONAMACO, a OMR abre, no dia 6 de fevereiro, uma individual do artista José Dávila.

Por fim, vale visitar três espaços independentes e experimentais: Bikini Wax EPS, Lulu e Soma. Com programações mais flexíveis, esses espaços se dedicam a projetos interdisciplinares, atividades educativas, conversas e palestras. No dia 6 de fevereiro, das 17h às 21h,  o Lulu abre sua segunda “Lulennial”, com curadoria do americano Andrew Berardini e de seu fundador, Chris Sharp. E se ainda sobrar um tempinho para ler no meio de tudo isso, recomendamos como guia de leitura a revista mexicana de arte contemporânea Terremoto.

Para não se perder:

ZONAMACO: 7 de fevereiro (para convidados), 16h – 21h; 8 a 10 de fevereiro, 12h – 21h; 11 de fevereiro, 12h – 20h. Entrada: Mex$ 275.00
Endereço: Centro Citibanamex, Hall D – AV. Conscripto 311, Lomas de Sotelo, 11200

Museo Jumex: terça a domingo, 11h – 20h. Entrada: Mex$ 50.00
Endereço: Miguel de Cervantes Saavedra 303, Colonia Granada, 11520

Museo Tamayo: terça a domingo, 10h – 18h. Entrada: Mex$ 65.00
Endereço: Paseo de la Reforma No. 51 (esq. Gandhi). Col. Bosque de Chapultepec, Del. Miguel Hidalgo, 11580

Galeria kurimanzutto: terça a quinta, 11h – 18h; sexta e sábado, 11h – 16h. Entrada gratuita
Endereço: Gob. Rafael Rebollar 94, Col. San Miguel Chapultepec, 11850

Galeria Labor: segunda a quinta, 11h – 18h; sexta, 11h – 16h; sábado, 11h – 15h e por agendamento. Entrada gratuita
Endereço: Gral. F. Ramírez 5, Ampliación Daniel Garza, Daniel Garza, 11830

Estancia FEMSA – Casa Luis Barragán: segunda a sexta, 10h – 17h; sábado e domingo, 10h – 13h. Entrada: Mex$ 400.00
Endereço: General Francisco Ramírez 12-14, Colonia Ampliación Daniel Garza, 11840

Cuadra San Cristóbal: visita por agendamento através de seanscullymexico@gmail.com
Endereço: Cerrada Manantial Oriente 20, Colonia Mayorazgos de los Gigantes, López Mateos, Atizapán de Zaragoza, Estado de México. Entrada gratuita

Galeria Marso:  terça a quinta, 10h – 18h; sexta, 10h – 15h; sábado, 11h – 15h
Endereço: Berlín 37, Col. Juárez​, 06600

Galeria OMR: terça a quinta, 10h – 19h; sexta, 10h – 16h; sábado, 11h – 16h
Endereço: Córdoba 100, Roma Norte, 06700

Lulu: sábados, 14h – 18h, ou por agendamento. Entrada gratuita
Endereço: Calle Bajío 231, Roma Sur, 06760

Soma: consulte o site do local para os horários e eventos do dia
Endereço: Calle 13 #25, Col. San Pedro de los Pinos, 03800

Bikini Wax: consulte o Facebook para os horários e eventos do dia
Endereço: Doctor Gilberto Bolaños Cacho 34, Buenos Aires, 06780

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support