O Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, em Washington, DC, está adotando uma abordagem nada convencional para a curadoria de sua próxima mostra individual: a instituição está escolhendo o artista por meio de uma competição em um reality show.
Intitulada The Exhibit: Finding the Next Great Artist, a nova série da MTV e do Smithsonian Channel tem seis episódios – dos quais, apenas 4 foram lançados até agora – colocando sete jovens artistas que disputam pela chance de mostrar seu trabalho no Hirshhorn.
A diretora do museu, Melissa Chiu, julga cada competição ao lado de um time rotativo de notáveis do mundo da arte, incluindo Adam Pendleton, JiaJia Fei e Abigail DeVille. Os competidores Jamaal Barber, Frank Buffalo Hyde, Baseera Khan, Misha Kahn, Clare Kambhu, Jillian Mayer e Jennifer Warren fazem trabalhos sobre um determinado tema de acordo com o desafio de cada semana.
Quando o tempo acaba, os juízes convidados criticam os resultados e escolhem um vencedor, mas ninguém vai para casa e também não há prêmios associados aos desafios semanais. Em vez disso, os destaques de cada desafio vão pouco a pouco conquistando os jurados e o verdadeiro vencedor será nomeado na gala anual do Hirshhorn. Ou seja, você poderia, em teoria, não vencer um único desafio e ainda assim ganhar o prêmio final se sua coleção como um todo for realmente forte.
Apesar de incomum, esta não é a primeira vez que acontece um reality show com artistas visuais. The Exhibit chega mais de uma década depois do último grande reality show competitivo de arte, Bravo’s Work of Art: The Next Great Artist, que foi ao ar por duas temporadas em 2010 e 2011. Os vencedores Abdi Farah e Kymia Nawabi ganharam uma exposição individual no Brooklyn Museum e um prêmio em dinheiro de $ 100.000.
Infelizmente “The Exhibit” não é transmitido no Brasil e nos deixa apenas na curiosidade de nos aproximar dos bastidores da criação de uma obra de arte feita sob pressão.