Home Acontece Conheça as novas duplas do programa Rolex Mentor & Protégé

Conheça as novas duplas do programa Rolex Mentor & Protégé

Entre os novos aprendizes do programa da Rolex, destaca-se a artista sul-africana Bronwyn Katz, selecionada pelo escultor ganês El Anatsui

por Beta Germano
El Anatsui e Bronwyn Katz, uma das duplas de mentor e aprendiz do próximo biênio do programa Mentor & Protégé da Rolex.
El Anatsui e Bronwyn Katz, uma das duplas de mentor e aprendiz do próximo biênio do programa Mentor & Protégé da Rolex.

A jovem artista sul-africana Bronwyn Katz foi selecionada para participar do programa Mentor & Protégé da Rolex durante o próximo biênio (2023-2024) pelo escultor ganês El Anatsui. Anatsui ajudou a redefinir o mundo da arte global com a presença da África, elevando seu perfil através de suas esculturas e instalações monumentais que se transitam entre pintura, têxteis, escultura e design para abranger o uso de água, vento, madeira, argila, pedra, metal, chapas de impressão, tampas de garrafas de alumínio e outros materiais encontrados. Katz, sua protegida, vem incorporando escultura, instalação, vídeo e performance em seu já aclamado corpo de trabalho. Ela também é membro fundadora da iQhiya Collective, uma rede de apoio e contato direcionada a artistas negras baseada na Cidade do Cabo e Johanesburgo.

A iniciativa Rolex Mentor & Protégé é um programa da Rolex que desde 2002 age dando uma oportunidade única a jovens artistas de aprender e desenvolver suas habilidades ao lado de artistas consagrados convidados a participar do programa. Assim, cada “protégé” tem seu mentor e, desde 2002, muitas duplas já foram formadas nos mais diversos campos artísticos. Este ano, a Rolex fez uma parceria com a Brooklyn Academy of Music (BAM) e, juntas ofereceram o Rolex Arts Weekend, que aconteceu entre os dias  9 e 10 de setembro.


Um dos trabalhos de Bronwyn Katz, intitulado Droomboek, de 2017. 

O festival multidisciplinar contou com os artistas mundialmente renomados que trabalharam como mentores do programa anterior como Spike Lee, Phyllida Lloyd, Lin-Manuel Miranda e Carrie Mae Weems, bem como seus aprendizes. Esses – o cineasta Kyle Bell, a artista visual Camila Rodríguez Triana, a diretora de teatro Whitney White e a cineasta e artista visual Agustina San Martín – apresentaram seus novos trabalhos inspirados pelos dois anos de trocas criativas com seus mestres.

Antes de anunciar as novas duplas que trabalharão juntas no próximo biênio, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o período de mentoria anterior que inlcuem a estreia mundial do híbrido de documentário e aparições mágicas, Childhood echoes, com reflexões sobre experiências humanas acompanhadas de trilha sonora original, no novo trabalho de Agustina San Martín com a colaboração do premiado compositor Lin-Manuel Miranda; a primeira exposição individual de Camila Rodríguez Triana nos Estados Unidos com a exibição de mídias mistas explorando a identidade da artista como uma mulher mestiça da Colômbia, no projeto que teve a mentoria de Carrie Mae Weems; exibição especial de curta-metragens que refletem sobre experiências em comunidades de povos indígenas dos Estados Unidos, incluindo a estreia mundial do documentário Lakota, que aborda saúde mental, e Spirits, apoiado pelo Sundance Institute Indigenous Program, sobre um jovem do povo Mvskoke – acompanhado de conversas sobre narrativas em comum entre o jovem Kyle Bell e seu mentor Spike Lee; e a estreia mundial do concerto The Case of the Stranger, no qual Whitney White combina palavras de Shakespeare com seu texto e músicas originais, explorando temas como imigração e conexões humanas, no qual contou com a mentoria de Phyllida Lloyd.

Além da dupla Bronwyn Katz e El Anatsui, a escritora britânica Bernardine Evaristo escolheu a escritora ganesa Ayesha Harruna Attah; o cineasta chinês Jia Zhang-Ke selecionou o diretor filipino Rafael Manuel; a arquiteta francesa Anne Lacaton escolheu a arquiteta armênio-libanesa Arine Aprahamian; e a cantora estadunidense de jazz Dianne Reeves selecionou a cantora e compositora sulcoreana Song Yi Jeon. As duplas, que vêm de várias partes do mundo, passarão os próximos dois anos em colaboração criativa.

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support