Pílulas de notícias do mês de outubro

Neste mês, as notícias passam por protestos ligados a instituições da arte, ações de conselhos museológicos e eventos especiais para novembro.

por Carolina Reis
11 minuto(s)

Organizamos uma seleção das notícias mais quentes de outubro, do que aconteceu no Brasil e no mundo, para você se atualizar e ficar por dentro das discussões quando o assunto é artes visuais.

Keith Haring Luna Luna
Visitantes andam no carrossel pintado por Keith Haring no Luna Luna, Hamburgo, Alemanha, 1987. Keith Haring Foundation, cortesia de Sabina Sarnitz.

Noite dos Museus será retomada por uma Porto Alegre em reconstrução 

A 8ª edição do projeto, que convida a população a ocupar as ruas de Porto Alegre, foi adiada pela enchente que marcou o ano de 2024 como um dos mais difíceis na história da cidade. Em 7 de dezembro o evento retorna com a missão de dar ainda mais visibilidade para o Centro Histórico e o Quarto Distrito, convidando a população a reocupar os espaços culturais e as ruas da capital rio-grandense, principalmente os locais mais atingidos pelas águas.

Em agosto, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou um investimento de R$ 60 milhões em recursos extraordinários para os municípios do Rio Grande do Sul a fim de incentivar as instituições locais a se reerguer depois da tragédia. “Queremos reativar, principalmente, locais que ficaram muito tempo sem receber o público, porque foram tomados pelas águas, além de dar visibilidade a outros espaços e museus. Nossa intenção é levar as pessoas de volta para as regiões da Praça da Alfândega, do Mercado Público, do Quarto Distrito, para que elas tomem posse novamente desses locais, sem deixar de esquecer tudo o que aconteceu”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do evento. 

Na data, museus, prédios históricos e as ruas de Porto Alegre serão ocupadas a partir das 18h com performances, visitas guiadas a exposições, sessões de cinema, teatro e atividades para todas as idades gratuitamente. Um grande público é esperado, já que em 2023, o evento bateu recordes, recebendo mais de 185 mil participantes.

Praça da Alfândega na Noite dos Museus de 2023, fotografia de For Real Company via divulgação.

Nan Goldin é presa em protesto em Nova Iorque

Nan Goldin estava entre os 200 artistas e ativistas do coletivo Jewish Voice for Peace [Voz Judia pela Paz] presos no dia 14 deste mês enquanto protestavam a favor da Palestina. O protesto pacífico reuniu mais de 500 manifestantes que se sentaram para bloquear as portas do prédio da Bolsa de Valores nova-iorquina desde sua abertura, às 9h da manhã.

Além de Goldin a artista Molly Crabapple e a cineasta Laura Poitras também foram presas no local. Eles vestiam camisetas vermelhas com os dizeres “Not in Our Name” [não em nosso nome], roupas que também foram colocadas sobre duas famosas esculturas na Wall Street: “Charging Bull” (1989) e “Fearless Girl” (2017). A ação criticou o aumento dos preços das ações de fabricantes de armas como a Lockheed Martin, a maior dos Estados Unidos, em meio aos ataques contínuos de Israel contra Gaza e o Líbano.

arrest nan goldin
Momento em que a fotógrafa Nan Goldin é detida em Nova Iorque. Fotografia de Alexa B. Wilkinson, do Jewish Voice for Peace.

Whitney Museum assume gratuidade para visitantes com menos de 25 anos

Graças à doação da artista Julie Mehretu, a partir de dezembro todos os visitantes com menos de 25 anos entrarão gratuitamente no Whitney Museum, um dos principais museus de Nova Iorque.

A artista, que integra o conselho administrativo do museu, doou mais de US$ 2 milhões para expandir sua política de entrada gratuita pensando em incentivar as novas gerações a frequentarem espaços de arte, interesse que vem decaindo nos últimos anos. A doação foi completada por Susan K. Hess.

“Você não pode ter conversas sobre diversidade, equidade e inclusão sem fornecer acesso, e a cultura não pode mudar e não pode continuar a crescer sem que vozes novas e diversas tenham acesso à cultura que está sendo criada no momento”, disse Mehretu em um comunicado.

Julie Mehretu
Whitney Museum of American Art em Nova Iork (à esquerda) e retrato da artista e curadora Julie Mehretu (à direita) Whitney: Foto de Ed Lederman, 2015. Mehretu: Julian Kroehl, 2023, ambas via The Art Newspaper.

Ativistas pró Palestina cobrem obra na National Gallery

Ativistas do grupo Youth Demand colaram uma fotografia do jornalista Ali Jadallah sobre o vidro de uma pintura de Picasso, no dia 7 de outubro. A imagem emocionante traz uma mãe e seu filho sofrendo em Gaza, que se relaciona com a pintura escolhida como alvo, a “Maternidade”, feita em 1901. Nos vídeos do incidente, um membro da equipe da instituição pode ser visto detendo um manifestante violentamente. Ambos ativistas foram presos no local.

Malachi Rosenfeld e Jai Halai fixando uma foto de uma mãe em protesto pela Palestina na Galeria Nacional de Londres. Foto cortesia de Youth Demand.

Museu da Casa Brasileira segue sem edifício após incêndio na antiga sede 

No começo de outubro, no dia 5, demos a notícia de que o Casarão que abrigava o Museu da Casa Brasileira (MCB) até 2023, o Solar Fábio Prado, na Av. Faria Lima, na cidade de São Paulo, pegou fogo. O espaço estava se preparando para inaugurar a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum quando parte da mostra foi consumida pelo incêndio. Mesmo conseguindo ser reinaugurado, o Casarão não mais abrigará o MCB, único museu paulista dedicado ao design e arquitetura nacionais, que estava programado para retomar suas atividades na Casa Modernista, na Vila Mariana, edifício público que continuará inutilizado, já que o governo do estado voltou atrás na decisão, alegando que a Casa não oferece as condições requeridas pelo acervo do Museu da Casa Brasileira.

A Secretaria Estadual da Cultura não respondeu onde pretende reinstalar o MCB, nem deu uma nova previsão de reabertura até o momento de publicação desta matéria.

MCB incendio
Estrutura para exposição de ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ sofre incêndio no Museu da Casa Brasileira, via Folha de São Paulo.

Casa-Museu de Leonora Carrington será fechada no México

A casa onde Leonora Carrington viveu na Cidade do México não será mais um museu público e agora dará lugar a um centro de pesquisa. Isso ocorre por conta de um processo trabalhista contra a Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), mantenedora da casa-museu que inaugurou há apenas 3 anos.

O filho mais novo de Carrington, Pablo Weisz Carrington, assumiu o projeto após a morte da surrealista em 2011. Ele vendeu a casa e emprestou mais de 8.000 objetos da artista para a UAM em 2017, com o acordo de que a casa se tornaria esse museu.

O sindicato dos trabalhadores da UAM aponta para o fato de o contrato com a universidade criar 17 postos de trabalho adicionais para o novo museu, que nunca foram criados. Entrevistados pelo The Art Newspaper também denunciam uma aparente falta de interesse por parte da liderança da Universidade mexicana em continuar com o projeto.

Primeiro parque de diversões artístico chega ao The Shed

O lendário Luna Luna voltou à vida! Este parque de diversões cujos brinquedos foram desenhados por ninguém menos que  Jean-Michel Basquiat, Sonia Delaunay, Keith Haring, Salvador Dalí e Rebecca Horn, para citar alguns, inaugurou em Los Angeles no ano passado e se prepara para reabrir em novembro no The Shed, centro cultural em Nova Iorque.

O parque foi criado em 1987 e ficava em Hamburgo, a partir da ideia de André Heller, um artista austríaco que se tornou empresário e conseguiu convencer cerca de 30 artistas a criarem as suas próprias versões de atrações de feiras populares. Esse projeto inspirou um livro, o “Luna Luna: The Art Amusement Park” (2023).

Cerca de metade das instalações originais foram exibidas em Los Angeles e seguem para nova Iorque, incluindo a floresta encantada de Hockney, a cúpula geodésica de Dalí, as abstrações pictóricas de Delaunay em um arco de entrada e um passeio de cadeira de Kenny Scharf e um carrossel feito por Keith Haring. A maioria das obras é apenas para visualização, devido à sua fragilidade.

Luna Luna LA
Vista da exibição “Luna Luna: Forgotten Fantasy”, em Los Angeles, 2023. Fotografia de Jeff McLane via TimeOut.

Estátua grega é utilizada em mais um protesto pelo clima

O coletivo de ativistas pelo clima Just Stop Oil levou os seus protestos ao Museu Britânico, em Londres, ao vestir numa estátua grega um casaco laranja de alta visibilidade e exibindo um balão de fala ao lado com a frase “Just Stop Famine” [Apenas pare a fome]. A escultura escolhida foi uma estátua de mármore em tamanho real de Deméter, que data de 350 a.c. – 330 a.c. Desde então, o Museu confirmou que a estátua não foi danificada e que a galeria permaneceu aberta à visitação na sexta-feira passada, 25 de outubro.

Clima Protestos
A estátua de mármore em tamanho real. Foto: Just Stop Oil.

Pintura de Tomie Ohtake é adquirida pelo MoMA

A artista nipo-brasileira agora faz parte do acervo do The Museum of Modern Art de Nova Iorque!

A obra adquirida na galeria Nara Roesler data 1982, é uma pintura em acrílico sobre tela de sua maturidade formal. No período dos anos 80, Tomie Ohtake se dedicava à pesquisa de cores e à fluidez das formas em sua pintura, buscando o equilíbrio entre a intuição e a geometria.

Tomie Ohtake
‘Sem Título’ (1982), tinta acrílica sobre tela de Tomie Ohtake. Fotografia de Flávio Freire.

Livros sobre exposições de sucesso em São Paulo estão entre os indicados ao Prêmio Jabuti 2024

O livro “MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin): Mirações”,  da editora do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, escrito por Adriano Pedrosa e Guilherme Giufrida, é um grande destaque do 66º Prêmio Jabuti de 2024, concorrendo em três categorias: Artes, Capa e Projeto Gráfico.

Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”, catálogo organizado por Hélio Menezes e Raquel Barreto, também está entre os semifinalistas na categoria Artes. Lançado pela editora do Instituto Moreira Salles, ele documenta a exposição sobre a escritora mineira, apresentando cadernos originais, textos, objetos pessoais e obras de 68 artistas que participaram da mostra, bem como o processo dos curadores.

Nesta mesma categoria concorrem ainda “Ensaios para o Museu das Origens” do Instituto Tomie Ohtake em parceria com o Itaú Cultural e “Retratistas do Morro”, escrito por Guilherme Cunha pela Primata editora.

No dia 5 de novembro, às 12h, serão revelados os cinco finalistas de cada categoria, enquanto os vencedores de todas as 22 categorias – que abrangem os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação – e o Livro do Ano serão conhecidos na cerimônia de premiação, marcada para o dia 19.

Publicação Ensaio para o Museu das Origens, Instituto Tomie Ohtake, 2023, imagens por Nino Andrés

Carrie Mae Weems, Alex Katz e Mark Bradford premiados com a Medalha Nacional de Artes nos Estados Unidos

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu Medalhas Nacionais de Artes e Medalhas Nacionais de Humanidades a 39 artistas norte-americanos na semana passada. Entre os homenageados estavam o diretor de cinema Steven Spielberg e a rapper Missy Elliott. Entre os premiados das artes visuais estavam os artistas Carrie Mae Weems, Alex Katz e Mark Bradford, além dos fotógrafos Randy A. Batista e Clyde Butcher. Os líderes culturais Jo Carole Lauder e Bruce Sagan também foram premiados, bem como o Country Music Hall of Fame and Museum. 

Carrie Mae Weems
Carrie Mae Weems lidera a fila de homenageados na Receção Nacional de Artes e Humanidades na Sala Leste da Casa Branca, em Washington

Smithsonian concede medalha de arte a Senga Nengudi e Richard Tuttle 

O Smithsonian, o maior museu e complexo de pesquisa dos Estados Unidos, homenageará três profissionais das artes nesta semana com um prêmio do Archives of American Art. Entre os homenageados estão os artistas Senga Nengudi, 81, e Richard Tuttle, 83, por seus trabalhos tanto nas artes quanto na educação. A terceira premiada será Ann Philbin, diretora museológica que receberá o Prêmio Lawrence A. Fleischman de Excelência Acadêmica no Campo da História da Arte Americana.

Homenageados anteriores ​​incluem os artistas Roy Lichtenstein, Glenn Ligon e Chuck Close, bem como a curadora do MoMA, Agnes Gund. A cerimônia de premiação deste ano acontecerá no dia 29 de outubro no Rockefeller Plaza.

Senga Nengudi
Fotografia da exposição “Senga Nengudi: topologias”, via MASP.

Artistas lançam carta aberta contra o uso de seus trabalhos para treinar IAs 

Mais de 11.000 artistas e profissionais criativos assinaram em outubro uma carta aberta protestando contra o uso não autorizado de suas obras por empresas de inteligência artificial (IA), o que representa uma ameaça ao direito criativo dos artistas. Entre os signatários estão o escultor Joel Shapiro, a atriz Julianne Moore, os pintores Amoako Boafo e Joanna Pousette-Dart, e a fotógrafa Lynn Goldsmith. A Artists Rights Society (ARS), organização de licenciamento e direitos autorais de artistas visuais e entidades como a Professional Photographers of America também estão entre os apoiadores institucionais da declaração, que rebate a desregulamentação dos avanços do uso de IAs em produções artísticas das mais diversas áreas.

Da esquerda para a direita: Amoako Boafo. Foto: Francisco Kokoroko. Cortesia do artista e Roberts Projects; Joel Shapiro, Foto: Kyle Knodell; Juliana Moore. Foto: Lucy Nicholson/AFP via Getty Images.

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br