Home AconteceNotícias Coringa no Louvre: o museu é cenário em teaser de Lady Gaga

Coringa no Louvre: o museu é cenário em teaser de Lady Gaga

Lançamento do filme Coringa 2 conta com teaser de Lady Gaga no Louvre e exposição no museu parisiense sobre a simbologia do palhaço

Lançamento do filme Coringa 2 conta com teaser de Lady Gaga no Louvre e exposição no museu parisiense sobre a simbologia do palhaço

por Carolina Reis
Still do teaser de “Joker: Folie à Deux”, via Museu do Louvre.

Após marcar presença na abertura das Olimpíadas em Paris no final de julho, Lady Gaga retorna à capital francesa para anunciar seu novo álbum Harlequin, que acompanha o lançamento da sequência de Coringa 2, na qual ela interpreta Arlequina. No teaser divulgado em parceria com o Museu do Louvre nas redes sociais, Lady Gaga caminha pelo museu vazio ao som de uma música inédita do novo álbum, até chegar em frente ao vidro espesso que separa os visitantes da pintura mais lembrada de Leonardo da Vinci: Mona Lisa. Nele, a cantora lentamente desenha um sorriso com uma linha simples, vermelha, depois, ela mesma sorri.

A aproximação entre a personagem Arlequina e a Mona Lisa faz ainda mais sentido pelo simbolismo do sorriso. O retrato conhecido por sua expressão enigmática é da esposa do cavalheiro florentino Francesco del Giocondo, cujo sobrenome, “Jocus” do latim, significa “contente” ou “piada”, e origina também o termo “Joker” [Coringa].

Still do teaser de “Joker: Folie à Deux”, via Museu do Louvre.

A arte medieval é lembrada como essencialmente religiosa, mas a Idade Média também deu origem à figura subversiva do tolo, aproveitada tanto por pelo ator Joaquin Phoenix, que interpreta o Coringa na franquia audiovisual, quanto pelos criadores da HQ de Batman, Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, em 1940.

O último vídeo de Gaga chega menos de um mês antes da próxima abertura no Louvre, a exposição “Figures of the Fool” [Figuras do Tolo], a ser inaugurada no recém reformado Hall Napoléon. A exposição com trabalho de artistas como Hyeronimus Bosch, Francisco Goya e Gustave Courbet, além da curadoria de Elisabeth Antoine-König e Pierre-Yves Le Pogam, para explorar as imagens do arquétipo do bobo, do palhaço, do tolo na arte da Idade Média até ao Renascimento, bem como sua ausência nas representações posteriores ao iluminismo francês – por mais que tenha populado o imaginário visual medieval, a figura do tolo pouco foi aprofundada na História da Arte, tendo a ideia de loucura aparecido pontualmente em criações literárias e artísticas a partir do século XIII até meados do século XVI.

Gustave Courbet, “L’Homme fou de peur”[Homem Louco de Medo], Museu Nacional de Arte de Oslo. Fotografia de Anne Hansteen.

Sendo assim, mais de 300 peças – entre pinturas, esculturas, medalhas, iluminuras, desenhos, gravuras e tapeçarias – de 90 instituições francesas, europeias e americanas serão expostas de acordo com a época e o recorte temático, propondo recontar a história da figura social que é o palhaço através da arte inglesa, flamenga, germânica e, acima de tudo, francesa.

“O tolo passou a ocupar todos os espaços artísticos disponíveis, insinuando-se em manuscritos iluminados, livros impressos e gravuras, tapeçarias, pinturas, esculturas e todos os tipos de objetos preciosos e mundanos”, explicou o museu em comunicado. “Sua figura fascinante, desconcertante e subversiva se destacou na turbulência de uma era não tão diferente da nossa.”

“Stańczyk durante um baile na corte da Rainha Bona após a perda de Smolerisk”, Jan Matejko, 1862. Fotografia de Piotr Ligler via Museu Nacional de Varsóvia.

Serviço:
“Figures of the Fool
Local: Museu do Louvre – Paris, França
Período expositivo: De 16 de outubro de 2024 a 3 de fevereiro de 2025
Ingresso: 17€ (confira condições de gratuidade)

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