Um cabelo icônico, um pincel na mão, uma pintura de paisagem gélida, uma fala sussurrante e um sorriso no rosto. No novo filme de Brit McAdams, Paint, que estreou no último dia 6, Owen Wilson interpreta Carl Nargle, uma imitação quase perfeita do artista Bob Ross.
No entanto, o diretor não confirma o fato de ter se inspirado no lendário apresentador de TV e parece tentar construir um personagem fictício navegando nos dias atuais, mas com uma vibe hypster conquistada por uma direção de arte impregnada de referências dos anos 80.
Robert Norman, conhecido como “Bob Ross”, foi um pintor, instrutor de arte e apresentador de televisão que ficou conhecido por criar o programa The Joy of Painting, que foi para o ar na PBS nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. Depois no México, Costa Rica, Colômbia, Turquia, Irã, Coréia do Sul, Austrália e Japão.
Aos 17 anos, Ross se alistou na Força Aérea dos Estados Unidos e, durante o período em que serviu, foi transferido para a Base Aérea Eielson, em Fairbanks, no Alasca. Foi nessa época ele viu pela primeira vez a neve e as montanhas que mais tarde se tornaram temas recorrentes em sua obra. Ross desenvolveu uma técnica de pintura rápida, para criar arte para a venda, executadas em breves pausas diárias de trabalho.
Um dia ele se deparou com o programa The Magic of Oil Painting, apresentado pelo alemão Bill Alexander e resolveu fazer o próprio show. Em cada episódio de The Joy of Painting, Ross ensinava técnicas para pintura a óleo de paisagem, completando uma pintura em cada programa. The Joy of Painting, que foi transmitido de 11 de janeiro de 1983 até 17 de maio de 1994, ganhou três Prêmios Emmy e Ross chegou a fundar sua própria linha de materiais de arte, livros tutoriais e aulas de pintura, oferecidos por instrutores treinados em um “método Bob Ross”, construindo um negócio de 15 milhões de dólares. Viu algumas semelhanças nessa história?
Coincidentemente ou não, seu sucesso na TV despontou nos mesmos anos em que Andy Warhol investia nas sua Andy Warhol‘s TV , também transmitida na TV americana. Mas a fama de Ross não durou apenas 15 minutos. Pelo contrário: se sua influência foi significativa em vida, depois de sua morte, com as novas tecnologias e cultura digital, ela tornou-se gigante. Em 2015 a plataforma de live streaming Twitch relançou alguns episódios de sua série de tv dentro da categoria “Twitch Creative”. Apesar da plataforma ser famosa pelo conteúdo voltado ao público de jogos, essa categoria é voltada para transmissões que mostram o desenvolvimento de trabalhos artísticos e criativos – e o relançamento alcançou a marca de mais de 5 milhões de visualizações. A popularidade foi tão grande que a plataforma decidiu retransmitir semanalmente os episódios de todas as 31 temporadas de The Joy of Paiting, toda segunda-feira a partir de novembro daquele ano. Hoje o perfil de Bob tem cerca de 2 milhões de seguidores no Twitch. Sua figura ganhou tanta visibilidade entre os gamers e criativos que ele chegou a virar personagem no Snatch Game, quadro do reality de competição Ru Paul’s Drag Race: Utica Queen encarnou Bob Ross na 13 temporada do reality.
Onde tem poder, tem abuso.
No filme, Nargle nunca alcançou o sucesso de Ross. Ele definha como uma figura de popularidade local, onde as mulheres desmaiam de paixão, encantadas com sua van descolada. Ross, vale lembrar, tinha um suposto carisma sensual, do tipo que poderia excitar as telespectadoras através de suas telas! No entanto, no filme, o jornal local o descreve como um “sexista” fracassado e uma jovem pintora chamada Ambrosia, interpretada por Ciara Renée, diz que ele “usou o pincel para seduzir e destruir as pessoas que o amavam”.
Mas o filme não vai além. De acordo com a análise do Artnews, a “insistência do filme em evitar qualquer transgressão aparece como um esforço para evitar problemas legais com o espólio de Ross”. Os poucos crimes ou abusos de Nargle são que ele terminou com alguém por walkie-talkie; alimentou um jovem vegano com queijo; e, traiu a namorada como vingança pela traição dela.
O diretor parece estar mais interessado em transformá-lo em vítima magoada, ao invés de representá-lo como um homem branco exercendo seus poderes para praticar diferentes formas de abuso. A queda de Nargle começa quando Ambrosia é contratada pela PBS Burlington para também fazer uma mostra de pintura. Ela é jovem, mestiça, lésbica e pode fazer duas pinturas no tempo previsto. Ao contrário de Nargle, ela não retrata as mesmas montanhas, mas tem um talento para outro tipo de kitsch, retratando OVNIs, sabres de luz e dinossauros. Supostamente, isso é evidência de sua abundante originalidade e verdadeiro espírito de artista. Corre para ver o filme e descobrir o que acontece!