Livro sobre exposição de Carmela Gross é lançado em edição limitada

Publicação bilíngue registra a mostra Quase Circo e reúne textos críticos de Luiz Armando Bagolin, Luiz Renato Martins e Tadeu Chiarelli sobre a obra da artista.

Foto: Cortesia da Cosac

A exposição “Quase Circo”, da artista Carmela Gross, acaba de ganhar um registro editorial em livro. Lançada pela Cosac Edições em edição limitada, a publicação reúne ensaios críticos de Luiz Armando Bagolin, Luiz Renato Martins e Tadeu Chiarelli, que analisam diferentes aspectos da trajetória da artista e de sua produção.

Editado em formato bilíngue, o volume propõe uma leitura ampliada da mostra e da poética de Gross, marcada por investigações sobre a paisagem urbana, a arquitetura e os resíduos do crescimento das cidades, elementos que frequentemente aparecem como matéria-prima em suas obras.

No texto curatorial, Paulo Miyada descreve a exposição como um ponto de encontro entre dois universos. De um lado, a produção de Carmela Gross, que ao longo de quase seis décadas transforma fragmentos do mundo urbano em dispositivos visuais. De outro, a arquitetura de Lina Bo Bardi, cuja prática no Brasil incorporou referências do trabalho e do design populares dentro de uma linguagem modernista.

O livro reúne imagens da exposição e textos que situam a obra da artista no debate contemporâneo sobre arte, cidade e arquitetura.