Está pelo Rio de Janeiro pelas próximas semanas? Vamos te ajudar a elaborar seu roteiro cultural! Listamos quatro galerias que abriram exposições incríveis recentemente e que valem a sua visita. E para que você não perder o prazo, destacamos mais duas exposições institucionais imperdíveis que estão muito próximas de encerrar. Ah! Mas vale lembrar que a melhor forma de estar por dentro das melhores programações que acontecem, é baixando o aplicativo do ARTEQUEACONTECE.
“Sentido Comum” na galeria Anita Schwartz
Sob curadoria de Bianca Bernardo, a exposição pauta o encontro e desdobramentos entre a pintura e a fotografia contemporânea, partindo de acervos pessoais de cada artista. A coletiva reúne diversos nomes brasileiros emergentes como Marjô Mizumoto, Mônica Ventura e O Bastardo.
Além de trazer as próprias questões do universo da pintura, a exposição apresenta um caráter mais crítico ao propor uma revisão histórica destacando a relevância dos negros e indígenas no Brasil, e pautas de gênero e identidade.
Serviço
Sentido Comum
Local: Anita Schwartz
Endereço: Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 20 de agosto de 2022
Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h
Ingresso: Grátis
“A Sua Estupidez” na Galeria Carpintaria
A exposição que reúne treze nomes expressivos da arte contemporânea, como por exemplo Erika Verzutti, Lenora De Barros e Márcia Falcão, traz um cunho fortemente político, a começar pelo próprio título, que segundo a organização, é “uma mensagem direta remetida coletivamente ao inominável que nos governa”.
Os trabalhos presentes, ainda que tenham sido criados em tempos e contextos distintos, ao serem expostos juntos agora, convergem para o campo sociopolítico atual. Sendo assim, há pouco mais de dois meses para a eleição presidencial, esse protesto em forma de exposição de arte vem nos empurrar para o sentido de urgência.
Serviço
A Sua Estupidez
Local: Carpintaria
Endereço: Rua Jardim Botânico 971 — Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 20 de agosto de 2022
Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 18h.
Ingresso: Grátis
Performance Pregação (2014-2022), de Lenora de Barros, será ativada na galeria no dia 13 de agosto, às 16h.
“O que sobrenada, sobrenada no caos” na Galeria Portas Vila Seca
A exposição é a segunda individual de Ismael Monticelli como artista representado na galeria. Nesta, o gaúcho apresenta um conjunto de trabalhos inéditos, entre pinturas, esculturas, instalações e site-specific, que giram em torno de um sentimento fúnebre em meio às comemorações do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna.
“Apropriando-se do imaginário modernista de Tarsila do Amaral e de Maria Martins, a exposição de Monticelli sublinha as fantasias de nossa modernidade e as lança sobre e contra o agora: tempo crescentemente interpretado à luz do Antropoceno” comenta a curadora da mostra, Clarissa Diniz.
Um destaque da mostra é a intervenção que o artista fez nas paredes do caminho em espiral que conecta os três pavimentos da galeria. Nesta, lê-se repetidas vezes a frase “quando o relâmpago fala, ele diz escuridão”, do filósofo e escritor George Steiner.
Serviço
O que sobrenada, sobrenada no caos
Local: Portas Vila Seca
Endereço: Rua Dona Mariana, 137, casa 2 -Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 20 de agosto de 2022
Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h.
Ingresso: Grátis
“Maquinamata” na Galeria Nara Roesler
A individual de Laura Vinci traz um conjunto de obras cinéticas criado especialmente para a ocasião. A artista que esteve sempre fortemente conectada à natureza, seja pela utilização de seus elementos, seja pela apropriação de suas formas, explora relações sutilmente inusitadas entre o universo mecânico e o natural.
O título da exposição evoca significados múltiplos, pois tanto fala da força destruidora da máquina, como propõe pensarmos a mata como uma espécie de máquina. Sendo assim, a mostra define bem o caráter dúbio e instigante dos trabalhos de Vinci, que aliam pequenos motores com estruturas de folhas e galhos naturais feitos em latão.
Serviço:
Maquinamata
Local: Nara Roesler Rio de Janeiro
Endereço: Rua Redentor 241, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ
Data: Até dia 6 de agosto de 2022.
Funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 19h; Sábados das 14h às 18h.
Ingresso: Grátis
Atenção! Últimos dias para visitar:
“Crônicas Cariocas” no Museu de Arte do Rio
Idealizada para escutar e discutir o Rio de Janeiro que não está nos livros, Crônicas Cariocas apresenta mais de 110 artistas e quase 600 obras de arte. Os curadores da casa Marcelo Campo e Amanda Bonan em parceria com o historiador Luiz Antônio Simas e a escritora Conceição Evaristo, apresentam juntos um olhar atento e contemporâneo à vida carioca em suas particularidades mais singelas.
Espiritualidade e valorização das culturas negras, são alguns dos temas destaques da mostra. Acerca da variedade de artistas presentes, a curadoria é coerente com a população da cidade do Rio de Janeiro: os protagonistas das crônicas são cariocas, não cariocas, jovens, adultos, velhos, vivos, póstumos, cis, trans, não binárie, negros, brancos, indígenas, héteros e LGBTQIA+ e assim por diante.
Serviço
Crônicas Cariocas
Local: Museu de Arte do Rio
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 20 de agosto de 2022
Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h.
Ingresso: Grátis
Atenção! Últimos dias para visitar:
“Terra em Tempos” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Revisitando o acervo do museu, a exposição reúne cerca de 240 fotografias produzidas de 1860 até os dias de hoje. A curadoria de Beatriz Lemos estabelece sete eixos temáticos que discutem as construções de identidade, cultura e história do Brasil.
Para a curadora, a fotografia carrega em si o poder de eleger cortes de instantes que convocam nossa atenção: “Enquanto código sensorial, cada fotografia nos desafia a encarar as presenças dentro de um mesmo fragmento e, paralelamente, a decifrar ausências. Voltar-se para o que é aparente nas imagens pode denunciar os silêncios e as faltas que as circunscrevem”, ela afirma.
Serviço
Terra em Tempos
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Data: Até 17 de julho de 2022
Funcionamento: De quinta e sextas-feiras, das 13h às 18h.; aos sábados, das 10h às 18h e aos domingos, das 11h às 18h.
Ingresso: Contribuição sugerida R$20