Já estamos com um pé no final do ano e se você não quer ficar de fora das principais exposições de arte do mundo, é melhor começar a se programar! Mas não se preocupe, estamos aqui para te guiar nessa empreitada. Por isso, separamos aqui as exposições mais influentes e significativas do globo para você incluir no seu calendário. Estas reunidas aqui são tradicionais, realizadas em intervalos regulares (bienais, trienais, etc.) e geralmente têm um foco em arte contemporânea, promovendo diálogo cultural e direcionando os holofotes do circuito artístico.
ATÉ NOVEMBRO DE 2023
Bienal de Havana (Bienal de La Habana)
Havana, Cuba
A Bienal de Havana é uma das mais antigas exposições de arte da América Latina.
Desde sua fundação, em 1984, a Bienal de Havana estabeleceu-se como um importante evento de reconhecimento local e internacional para os artistas caribenhos e latino-americanos, com uma declaração abertamente política, intelectual, histórica e cultural a favor dos povos ditos subdesenvolvidos.
Sua 15ª edição, sob o título “A Construção do Possível”, começou em 25 de março deste ano e segue em cartaz até 30 de novembro.
ATÉ DEZEMBRO DE 2023
Bienal de São Paulo
São Paulo, Brasil
A segunda Bienal mais antiga do mundo e a maior do hemisfério sul, a Bienal de São Paulo é um evento importante no mundo da arte contemporânea. Fundada em 1951, a Bienal de São Paulo tem como objetivo principal promover a arte contemporânea brasileira e internacional, apresentando obras de artistas renomados e estabelecendo novos nomes emergentes na cena.
A 35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do Impossível, curada pelo time composto por Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, segue em cartaz até 10 de dezembro de 2023.
A PARTIR DE MARÇO DE 2024
Bienal de Whitney (Whitney Biennial)
Nova York, Estados Unidos
Introduzida no circuito em 1932 por Gertrude Vanderbilt Whitney, a Bienal de Whitney destaca artistas contemporâneos dos Estados Unidos, traçando os desenvolvimentos da produção do país, e é a exposição mais antiga desse tipo. Sua 81ª edição, organizada por Chrissie Iles, veterana de longa data do Whitney Museum of American Art, e Meg Onli, importante curadora afro-americana, será inaugurada em março de 2024.
A PARTIR DE ABRIL DE 2024
Bienal de Veneza (La Biennale di Venezia)
Veneza, Itália
A Bienal de Veneza é a exposição tradicional mais antiga do mundo e, sem dúvidas, uma das mais influentes do circuito de arte contemporânea. Como o próprio nome indica, ela é realizada a cada dois anos em Veneza, na Itália, desde 1895, apresentando obras de artistas do mundo inteiro.
A 60ª Exposição Internacional de Arte, que acontecerá entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024 (pré-inauguração nos dias 17, 18 e 19 de abril), será curada pelo brasileiro e atual Diretor Artístico do MASP Adriano Pedrosa, o primeiro sul-americano a ocupar o posto.
A PARTIR DE SETEMBRO DE 2024
Manifesta
Barcelona, Espanha
A Manifesta é uma bienal europeia de arte contemporânea itinerante que, a cada edição, ocorre em uma cidade diferente. Fundada no início da década de 1990, ela tem como objetivo explorar questões sociais e culturais específicas da região anfitriã e promover a colaboração artística internacional. Ano que vem, entre os dias 08 de setembro e 24 de novembro, o evento chegará a Barcelona e à sua maior região metropolitana na Catalunha para a sua 15ª edição.
Bienal do Mercosul
Porto Alegre, Brasil
A Bienal do Mercosul, sediada em Porto Alegre, Brasil, é uma importante exposição de arte contemporânea que ocorre desde 1997. Seu foco está na promoção da arte contemporânea da América Latina e de outras partes do mundo, destacando questões sociais, culturais e políticas. A 14ª edição está prevista para ocorrer entre os dias 12 de setembro e 17 de novembro de 2024, com Raphael Fonseca como curador-chefe.
Bienal de Istambul (Istanbul Biennial)
Istambul, Turquia
Fundada em 1987, esta bienal internacional desempenha um papel significativo na promoção da cena artística contemporânea da Turquia e na ligação entre o Oriente e o Ocidente, tornando-se um ponto de encontro para a expressão artística diversificada e o engajamento crítico com as complexidades do mundo contemporâneo. A organização do evento escolheu Iwona Blazwick como curadora de sua 18ª edição, que acontecerá de 14 de setembro a 17 de novembro de 2024.
Bienal de Lyon (Biennale de Lyon)
Fundada em 1991, a Bienal de Lyon é conhecida por sua abordagem inovadora e colaborativa para a arte contemporânea, muitas vezes explorando temas culturais e sociais em suas exposições. Ela reúne uma ampla gama de obras de artistas nacionais e internacionais, oferecendo uma plataforma para a experimentação artística e o engajamento com questões contemporâneas. Para a 17ª Bienal de Arte Contemporânea de Lyon, a organização convidou Alexia Fabre para ser curadora da exposição que acontecerá entre setembro de 2024 e janeiro de 2025.
A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2025
Bienal de Sharjah (Sharjah Biennial)
Sharjah, Emirados Árabes
A influente exposição de arte contemporânea realizada a cada dois anos em Sharjah, é reconhecida por seu compromisso com a promoção da arte contemporânea do Oriente Médio e de outras regiões globais. Como sua 15ª edição aconteceu neste ano, entre os meses de fevereiro e junho, sua próxima realização está programada para 2025, e será curada pelo grupo de curadores: Natasha Ginwala, Amal Khalaf, Zeynep Öz, Alia Swastika e Megan Tamati-Quennell.
A PARTIR DE 2026
Trienal do New Museum (New Museum Triennial)
Nova York, Estados Unidos
Fundada em 2009 pelo New Museum, uma grande instituição de arte contemporânea de Nova York, a New Museum Triennial é uma exposição de arte contemporânea concentrada em destacar jovens artistas e tendências emergentes na cena artística global. Embora a programação da exposição recorrente a cada três anos normalmente colocasse a próxima edição em 2024, o evento foi adiado dois anos no calendário, enquanto o Museu conclui a construção de seu novo anexo, projetado por Shohei Shigematsu do OMA e Rem Koolhaas.
A PARTIR DE 2027
Documenta
Kassel, Alemanha
A Documenta de Kassel é uma das exposições de arte contemporânea mais prestigiadas e influentes do mundo, realizada a cada cinco anos na cidade de Kassel, na Alemanha. Fundada em 1955 pelo artista e curador Arnold Bode, a exposição é programada para durar 100 dias. Sua 16ª edição, apesar de distante, já tem data marcada: 12 de junho a 19 de setembro de 2027.