Finalmente boas novidades para Miami: Depois de de alguns meses de mistério, o espaço para arte experimental Superblue revelou os planos para a inauguração marcada para dia 22 de dezembro, no bairro de Allapattah . A primeira exposição do Superblue será Every Wall Is a Door, com instalações em grande escala de James Turrell, teamLab e Es Devlin.
O que o artista americano, a cenógrafa inglesa e o coletivo japonês podem ter em comum? Todos são mestres da luz e do espaço! Turrell, que dispensa apresentações, apresentará Ganzfeld – o título significa “campo completo” em alemão – em que os visitantes são imersos em uma sala de iluminação monocromática, alterando sua percepção de profundidade
Conhecida por criar cenários para Beyoncé, Adele e Kanye West e criar esculturas performáticas de grande escala e ambientes que fundem música, Devlin divulgou o projeto Forest of Us, uma espécie de labirinto multissensorial espelhado que faz referência a estruturas brônquicas. Já a turma do TeamLab, conhecida por encenar instalações eletrônicas bastante populares, criou uma série de trabalhos imersivos, incluindo Universe of Water Particles, que convida os visitantes a mergulhar em um “continuum digital de partículas de água” que respondem ao toque.
O projeto do Superblue começou em 2019 como PaceX, uma iniciativa para encomendar trabalhos na interseção de arte e tecnologia, com financiamento do bilionário Laurene Powell Jobs. A ideia é capitalizar com a crescente demanda por “experiências” e se expandir para as principais cidades do mundo. A localização em Miami ocupa um antigo edifício industrial de mais de 4 mil metros quadrados situado em frente ao Rubell Museum, uma das coleções privadas de arte contemporânea mais proeminentes do país.