Home AconteceNotícias Bárbara Wagner e Benjamin de Burca apresentam obra inédita na Manifesta

Bárbara Wagner e Benjamin de Burca apresentam obra inédita na Manifesta

13ª edição da bienal europeia “nômade” tem a participação do duo brasileiro e teve início nesta sexta-feira, em Marselha, na França

por Jamyle Rkain
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, still de One Hundred Steps, 2020. CRÉDITO: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca. Courtesy Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo/Rio de Janeiro.

A Manifesta, Bienal que abrange vários países da Europa em uma escala pan-regional e de forma itinerante, abriu a sua 13ª edição nesta sexta-feira, 9 de outubro. Sediada este ano na cidade de Marselha, na França, o evento ocupa vários espaços culturais. Neste ano, a Manifesta é palco de estreia do oitavo filme nascido da colaboração entre os artistas Bárbara Wagner & Benjamin de Burca!

Primeira obra em preto e branco da dupla, One Hundred Steps é um filme de 30 minutos que foi rodado na Irlanda e na França e teve foi feito em parceria aproximadamente 20 músicos e dançarinos da Irlanda, França, Tunísia, Marrocos e Argélia. A obra é co-comissionada pela Manifesta 13 e pelo VISUAL Centre for Contemporary Art. Dentro do escopo da realização, o trabalho foi co-finananciado pelo Arts Council of Ireland, Bundesregierung für Kultur und Medien (BKM), Medienboard Berlin Brandenburg, V-A-C Foundation e Ammodo.

Reconhecendo a obra do cineasta irlandês Bob Quinn como um importante documento histórico anticolonialista, tendo sua relevância ainda mais latente nos dias de hoje, a dupla faz referências ao conjunto de trabalhos dele no filme. Tendo ainda mais evidência na década de 1980, os trabalhos de Quinn “se dedicaram a desconstruir o imaginário eurocêntrico hegemônico e a aprofundar o papel que as culturas norte-africanas desempenharam na formação da cultura irlandesa”.

O novo trabalho de Wagner & de Burca, que receberam o Audi Short Film Award na Berlinale de 2019 pelo curta RISE e representaram o Brasil na última Bienal de Veneza com Swinguerra, fica em cartaz no Conservatório Nacional de Marselha até 29 de novembro.

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support