A individual On Silence, de Kader Attia, traz reflexões sobre o silêncio produzido a partir de grandes tragédias da história moderna e contemporânea da humanidade.
Colonialismo, opressão política e devastações ambientais produzem eventos de migração em massa, transformando as ecologias sociais ao redor do mundo. No entanto, muitas vezes o que se produz a partir desses traumas são silêncios igualmente grandes, que acabam por enterrar muitas dessas histórias.
Attia, cujo trabalho é uma apreciação profunda do trauma pós-colonial e o processo de “reparo” psiquiátrico, trabalha em On Silence tópicos que afetam a humanidade como um todo, mas foca seu trabalho especificamente nas regiões do Oriente Médio e norte da África.
Concebida para Doha, uma cidade multicultural e produto da migração global, que continuamente se adapta a desenvolvimentos políticos e sociais mundiais, a exibição provoca os visitantes a respeito de tópicos como herança e aspiração, convenção e transgressão, colonialismo e liberação, o local e o transnacional. Também estão presentes os debates sobre ecologia e as relações – materiais ou não – com o universo.
O foco constante do artista por meio de seu trabalho é reforçado nessa exposição, que aponta como o silêncio compulsório leva à opressão e ao trauma, e como ele pode ser rompido durante ímpetos revolucionários em reação à injustiça.
Kader Attia: On Silence
Data: até 31 de março de 2022
Local: Mathaf: Arab Museum of Modern Art
Endereço: Education City, Al Huqoul St, Doha, Qatar
Funcionamento: de sábado a quinta, das 9h às 19h; sexta, das 13h30 às 19h
Ingresso: grátis (devem ser adquiridos antecipadamente no site do museu)