A exposição no mar com as estrelas, individual da artista mineira Fran Chang, está em cartaz na galeria Verve, em São Paulo, até o dia 31 de agosto. Esta é a segunda mostra realizada na nova sede da galeria, que agora ocupa um espaço no Edifício Louvre. São apresentadas 12 pinturas inéditas da artista produzidas em 2021, que têm origem em sua pesquisa que “investiga atmosferas a fim de provocar diferentes sensações, a partir da representação de paisagens e territórios inóspitos de nosso planeta, ou ainda em cenas enviadas por sondas em missão espacial a outros planetas do Sistema Solar”.
A mostra com curadoria de Ana Carolina Ralston passeia também pela trajetória acadêmica da artista, formada em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e realizou uma formação em extensão em Astrofísica e Astronáutica, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, tradições orientais como o uso da seda e a técnica minuciosa utilizada por ela na pintura também falam bastante sobre sua trajetória, mas aqui familiar.
A união de todas essas questões que são muito importantes para a artista fazem com que sua produção tenha uma característica muito singular, como pontua a curadora do texto crítico da mostra: “Mais que tudo, Chang é a tradução livre da tríade discutida por Platão, que transcorre sobre o bom, o belo e o verdadeiro. Seu universo é cheio de verdades. Não existem meias palavras em seu repertório, apenas o clarão que chega como luz diretamente aos olhos do espectador. A magia de sua produção é ciência, mas também poesia. É mar com estrelas”.
Fran Chang: no mar com as estrelas
Curadoria de Ana Carolina Ralston
Data: até 31 de agosto de 2021
Local: Galeria Verve (Avenida São Luís, 192 – SL 06 – São Paulo)
Mais informações: https://www.vervegaleria.com/