- Este evento já passou.
“La Casa Dentro” de Formafantasma no ICA Milão
10 abril - 12:00 - 19 julho - 19:00
A Fondazione ICA Milano apresenta, de quarta-feira, 10 de abril a sexta-feira, 19 de julho de 2024, o inédito projeto de exposição dos designers Formafantasma, intitulado La Casa Dentro, com curadoria de Alberto Salvadori.
A exposição é montada no primeiro andar da Fondazione e apresenta uma seleção de obras recém-produzidas. A exposição constrói uma reflexão delicada focada na ideia de lar, explorada como um espaço físico e como um conjunto complexo de relacionamentos humanos e temas ligados à identidade pessoal e à memória coletiva.
O título da exposição refere-se a uma visão introspectiva do ambiente doméstico, onde nuances psicológicas e emocionais se intersectam. Partindo das lembranças de suas próprias casas de infância, povoadas por elementos decorativos e objetos artesanais, Formafantasma estabelece uma leitura crítica dos dogmas ideológicos herdados do Modernismo, que identificavam a racionalidade e a sobriedade como componentes a serem promovidos, em oposição às tensões ornamentais. Inspirando-se em sua própria formação, Formafantasma desafia o conceito de cânone que, em sua visão masculina como uma extensão da racionalidade, tende a apagar do espaço de convivência os elementos sentimentais e características decorativas que podem criar uma dimensão de domesticidade.
Formafantasma explica em uma densa conversa com o curador Alberto Salvadori: “Queríamos partir dessa marca do design moderno e enfatizar suas ideologias implícitas, combinando-a com padrões decorativos, seja pintados ou bordados. Isso não é uma pastiche pós-moderna, nem uma ode ao camp ou ao kitsch. É uma tentativa romântica de dignificar memórias pessoais e o que é frequentemente culturalmente vilipendiado, o decorativo, o bonitinho e, por extensão de significado, o feminino.”
La Casa Dentro popula os espaços da Fondazione ICA Milano com obras onde um elemento fundamental da tradição modernista, o tubo de metal, se intersecta com objetos e motivos puramente ornamentais. A racionalidade do aço curvado é enriquecida com tábuas de madeira decoradas com bordados feitos à mão, motivos florais pintados e babados de seda, definindo um ambiente híbrido que combina memórias pessoais e a herança intelectual da arquitetura e do design.
Numa abordagem particularmente íntima e pessoal, Formafantasma manipula os códigos do design modernista para construir uma reflexão original sobre a memória. La Casa Dentro devolve ao visitante uma narrativa dedicada ao que foi perdido, apagado e em risco de extinção, pontuada às vezes com musas inquietantes ligadas à imobilidade dos objetos e à certeza inconsciente de que eles sobreviverão aos seres humanos que os criaram.