David Zwirner apresenta uma exposição de pinturas do artista brasileiro Amadeo Luciano Lorenzato (1900–1995) na filial da galeria na East 69th Street, em Nova York. Marcando a segunda exposição individual de Lorenzato na galeria e a segunda apresentação solo do trabalho do artista nos Estados Unidos, esta exposição coincidirá com a inclusão de Lorenzato na 60ª Bienal de Veneza, organizada pelo curador Adriano Pedrosa (20 de abril a 24 de novembro de 2024).
Entre os principais artistas brasileiros de sua geração, Lorenzato desenvolveu um corpo singular de pinturas centradas em suas meticulosas observações dos temas cotidianos que encontrou em sua cidade natal, Belo Horizonte — incluindo favelas, paisagens semiurbanas e cenas de agricultura e indústria rural. As composições distintas de Lorenzato são caracterizadas por formas geométricas reduzidas e superfícies densamente texturizadas, que o artista alcançou por meio do uso de pigmentos autônomos ricamente coloridos, aplicados com pincéis, pentes e garfos. Imbuídas de uma liberdade de expressão segura, as telas de Lorenzato capturam de forma magistral a vitalidade dos arredores do artista, bem como as cores e texturas do mundo natural.
Embora tenha estudado por um breve período na Reale Accademia delle Arti, em Vicenza, na Itália, em 1925, Lorenzato foi principalmente autodidata e desenvolveu sua proficiência técnica em pintura ao realizar vários trabalhos como pintor de murais no Brasil e, posteriormente, restaurando afrescos em Roma. A recente atenção crítica e institucional ao trabalho de Lorenzato expandiu o reconhecimento de sua arte muito além do reconhecimento regional que recebeu durante sua vida, inserindo sua obra no cânone da arte brasileira e da história da arte moderna.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br