Espaços culturais e galerias celebram 100 anos de Amilcar de Castro

Lugares em Minas Gerais e em São Paulo homenageiam o artista mineiro que se tornou um dos nomes mais importantes da arte contemporânea do país

por Jamyle Rkain
2 minuto(s)

Um artista de múltiplas atividades, Amilcar de Castro teria completado 100 anos em 2020. Ao longo deste ano, várias exposições e outras ações foram realizadas para homenagear o artista mineiro. Somando-se a esse movimento, a Paulo Darzé Galeria, de Salvador, apresenta “Amilcar de Castro – 100 anos”, uma mostra presencial e virtual que reúne 56 trabalhos, entre esculturas e desenhos do artista.

Para visitar a versão presencial da mostra é preciso agendar horário por telefone. Já para acessá-la virtualmente, basta entrar no site da galeria. Como forma de expandir a exposição para outras plataformas, a galeria também tem utilizado suas redes sociais, como Instagram e Facebook, como áreas para onde a mostra transborda.

O público poderá ver imagens das obras, fotos da exposição e o catálogo da exposição com depoimentos de familiares e artistas, uma biografia e um texto crítico de Ferreira Gullar. Na abertura da publicação temos um depoimento do galerista Paulo Darzé.

Vista da exposição Jogos Atávicos, com obras de Amilcar, Antonio Bokel e Ricardo Homen.

Em espaço da AM Galeria em São Paulo, Amilcar também tem obras na exposição coletiva Jogos Atávicos, que tem também trabalhos de Antonio Bokel e Ricardo Homen. “O gesto, a forma e a matéria unificam-se aqui, na AM Galeria, para acompanhar três diferentes formas de criar, mas com um objetivo em comum, a de desenvolver uma linguagem tão profunda que retorna a tocar o mais atávico que temos em nós: a simplicidade”, diz a curadora Ana Carolina Ralston.

Em julho, a Dan Galeria, em São Paulo, também realizou uma mostra para celebrar o centenário do artista, com o mesmo título da que está acontecendo agora na AM! Realizada em parceria com o Instituto Amilcar de Castro, foram apresentadas obras inéditas com curadoria de Rodrigo de Castro, filho do artista e representante do instituto. Além de esculturas, pinturas em grandes dimensões e desenhos são apresentados na mostra. O público ainda pode visitar a exposição virtualmente por meio viewing room da galeria, onde estão disponíveis fotos e vídeos das obras, e a cronologia do artista.

Outra exposição com curadoria do filho do artista acontece no Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), em Belo Horizonte, a partir do dia 12 de novembro! Amilcar de Castro – Matéria e Luz irá ficar na Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) até 24 de janeiro de 2021. A entrada é gratuita e, por causa da pandemia de Covid-19, a capacidade de visitantes é limitada a 30 pessoas.

A exposição ‘Amilcar de Castro – Matéria e luz’ no CCMTC. Foto: Orlando Bento

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br