O Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), em Belo Horizonte, realizaria em abril uma exposição individual de Amilcar de Castro, na galeria da instituição mineira. A mostra, que agora deve acontecer em setembro, é intitulada Matéria de luz e acontece neste ano para celebrar os 100 anos do artista.
Com o adiamento da mostra por causa da pandemia, o CCMTC arrumou uma outra maneira de fazer com que a homenagem ao artista já tivesse início logo e que o público pudesse ter contato com a arte mesmo com o isolamento e o distanciamento! Foi instalada uma escultura de Amilcar na calçada da rua da Bahia, no centro da capital mineira, bem em frente à entrada do espaço. Também foi colocada na parede logo atrás da escultura a imagem de uma pintura inédita do artista, plotada no vidro da fachada do prédio em 140 m²!
“As telas são raramente expostas por exigirem um espaço disponível com as dimensões adequadas e suficientes para acomodar a obra. E quando me falaram da dimensão do vidro disponibilizado para a plotagem, não tive dúvida sobre o que colocar”, contou o filho, Rodrigo de Castro, filho de Amilcar, que também é artista e curador da exposição que está planejada para entrar em cartaz no mês que vem. Nela, serão exibidas cerca de 50 obras de Amilcar de Castro.
A instituição também realizou um minidocumentário, no qual Rodrigo narra a trajetória do pai. O filme pode ser conferido online, clicando aqui!