Carpintaria apresenta oito novas obras de Janaina Tschäpe

Artista alemã-brasileira muda de técnica e passa a usar a tinta a óleo em seus trabalhos mais recentes

por Beta Germano
2 minuto(s)
Janaina Tschäpe, Grand Titan, 2021

Com a exibição de oito telas novas e inéditas, a Carpintaria, no Rio de Janeiro, inaugura um novo período da produção artística da artista alemã-brasileira Janaina Tschäpe. Intitulada FIRE just sparkles in the sky, a mostra apresenta ao público brasileiro as novas técnicas usadas pela artista, que colocou de lado os lápis de aquarela e o giz de cera e começou a usar os bastões a óleo, agregando mais maleabilidade e fluidez sobre a superfície, bem como uma ampliação de cores e possibilidades gestuais.

A mudança de material implica, ainda, um convite para que a pintura seja experimentada em sua estratificação visual. Por baixo dos riscos velozes e expressivos obtidos com os bastões, situam-se largas pinceladas de caseína, responsáveis por estruturar a pintura a partir de um aspecto aquoso e lúbrico que se contrasta com a textura impositiva do óleo. Tschäpe conjuga diferentes propriedades para construir um corpo pictórico singular que pende entre o etéreo e o palpável, o volátil e o imperativo: enquanto o óleo ostenta a capacidade de produzir tangibilidade sobre aquilo que inscreve, a caseína manifesta a transparência e o percurso dos gestos, além de tornar a experiência da cor mais diluída, de aspecto um tanto lavado.

Janaina Tschäpe, Grey Pink Mind, 2021

As telas expostas nesta exposição são abstratas e de grande porte. Diante das telas enormes, preenchidas de cores e texturas, o observador é convidado a mergulhar em sua própria memória, usando este recurso como processo imaginativo, do qual ele será capaz de abstrair sentimentos únicos e próprios. Segundo Pollyana Quintella, curadora da exposição, foi exatamente este o exercício feito em um primeiro momento pela artista: “Tschäpe não pinta apenas os restos dos mundos que viu, mas sobretudo o que reviu e o que transviu; aquilo que é capaz de rememorar, imaginar e fabular no espaço entre a mão e o olho”, explica ela. 

Janaina Tschäpe nasceu em Munique, na Alemanha, mas foi criada em São Paulo. Atualmente, a artista vive e trabalha em Nova York. Sua prática interdisciplinar se expande entre a pintura, desenhos, vídeos, esculturas e fotografia incorporando elementos da natureza e do humano navegando entre a fantasia, o abstrato e o representativo.

Serviço:

FIRE just sparkles in the sky

Local: Carpintaria 

Endereço: Rua Jardim Botânico 971 — Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil 

Data: 30 de abril a 18 de junho de 2022

Funcionamento: Terça a Sexta-feira das 10h às 19h. Sábados das 10h às 18h

Ingresso: Grátis

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br