Playlist AQA: Aline Bispo

A artista apresenta, em seu ofertório sonoro, um Somatório de Forças: axé, encontros afetuosos e embates

por Emilly Chaves
2 minuto(s)

Aline Bispo / Foto: Daisy Serena

Artista visual com a exposição “Somatório de Forças”, na Galeria Luis Maluf (Barra Funda), Aline Bispo compartilha conosco sua playlist e entrega pistas sobre a diversidade em sua composição: “O título da playlist é o mesmo título da exposição, pensando em manter essa ideia do somatório de forças mesmo”.

As obras presentes na exposição estão enraizadas em referências religiosas, com signos e significados oriundos de matrizes africanas, intercruzadas por referenciais católicos. Com isso, a artista convida o público a pensar a respeito da formação social e religiosa do povo brasileiro, tão complexa e desafiadora. Para ela, a potência dessa experiência sincrética reside no encontro, na junção, na soma, e jamais na sobreposição.

A playlist nominada por Aline como “Somatório de Forças” é o resultado de impulsos sonoros que regaram as suas pesquisas, viagens investigativas, encontros afetuosos, vivências no axé (espaço religioso com referências de matriz africana) e seu período de produção das peças no atelier. 

“pensei em organizar essa playlist a partir de um lugar que não seja necessariamente linear,
mas que tenham pontos de conexão”

No ofertório sonoro de Aline Bispo encontramos a presença de importantes artistas da MPB, por exemplo, Milton Nascimento, conhecido por sua riqueza vocal e composições emblemáticas, assim como as Pastoras do Rosário que nos convidam para rodas de congadas e moçambiques, e confirmam a presença das raízes do samba tão bem representadas por Beth Carvalho, rainha do samba, Martinho da Vila e Jovelina Pérola Negra. O grupo afro-percussivo Aguidavi do Jêje marca presença com toques de candomblé de referência Jêje e dialoga com Mateus Aleluia com seu canto ancestral. Já Amaro Freitas, Liniker, Xênia França, Criolo, Meta Meta, entre outras, são fortes presenças artísticas que marcam os múltiplos atravessamentos presentes no cenário musical contemporâneo e como vestígios sonoros podem ser escutados como lugares de encontros.

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br