Sotheby’s tentou leiloar Pollock de Arne Glimcher em segredo por 50 milhões

Leilão privado no segundo andar da sede da casa em Nova York foi cancelado por falta de compradores dois dias antes do anúncio de reestruturação da Pace Gallery

Foto: Clark Hodgin para The New York Times

Na tarde de 2 de junho, o segundo andar da sede da Sotheby’s no Breuer Building, em Manhattan, foi interditado até para funcionários seniores da casa. O motivo, revelado posteriormente por fontes familiarizadas com o assunto: uma tentativa discreta de leiloar “Number 19, 1951”, um Pollock monumental pertencente a Arne Glimcher, fundador da Pace Gallery, por 50 milhões de dólares.

A operação foi conduzida com incomum sigilo. Oliver Barker, presidente da Sotheby’s para a Europa e o mais célebre leiloeiro da casa, foi trazido de Londres especialmente para o evento, mesmo com a temporada de leilões britânica se aproximando. Barker também gravou um vídeo enviado a potenciais compradores descrevendo a relutância de Glimcher em se separar da obra, considerada uma das peças centrais de uma coleção que inclui, segundo rumores, Cy Twomblys e Agnes Martins de qualidade museológica.

A estratégia não funcionou. Segundo fontes, a Sotheby’s não conseguiu atrair compradores suficientes para dar início ao leilão, que acabou cancelado. O destino da pintura permanece incerto.

O timing era aparentemente favorável: apenas três semanas antes, outro Pollock de 1948 havia sido arrematado na Christie’s por 181,2 milhões de dólares, recorde para o artista. Mas ao menos uma fonte considera que os 50 milhões pedidos por Glimcher eram otimistas demais. A tentativa frustrada ocorreu dois dias antes de Marc Glimcher, filho de Arne e CEO da Pace, anunciar publicamente o corte de 20% do quadro de funcionários e de quase um terço do elenco de artistas da galeria.

Sotheby’s e Pace não comentaram o caso.

Você também pode gostar