A Pinacoteca convida para uma programação especial que acompanha a exposição Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade. A mostra, em cartaz até 28 de outubro de 2019, investiga a prática artística como exercício coletivo a partir de experiências pensadas enquanto diálogos, diretos ou indiretos, com a produção de Joseph Beuys e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas da segunda metade do século 20. Além deles, participam outros seis artistas/coletivos nacionais e internacionais: Maurício Ianês, Mônica Nador + JAMAC, Coletivo Legítima Defesa, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera e Vivian Caccuri.
Tania Bruguera – Escola de Arte Útil
29 de agosto | Quinta-feira_15h às 18h_sala 6
Aula “Usando o arquivo e o léxico, revisão de exemplos do arquivo a partir das estratégias e categorias”, com Fábio Tremonte
Estudo de caso, com Guilherme Teixeira
30 de agosto | Sexta-feira_15h às 18h_sala 6
Apresentação do Exercício 1, com acompanhamento de Fábio Tremonte
Saiba mais (link para página Escola de Arte Útil)
Ativações no Octógono
O artista tailandês Tiravanija apresenta um palco aberto – untitled 2019 (demo station n.7) – com estrutura em espiral pensado para uma experiência teatral performática, que ficará à disposição para a livre utilização dos visitantes. Confira a programação para o período:
31 de agosto | Sábado
_11h às 13h: Coletivo Mirante – Experimento de Sinestesia
Formado por artistas visuais e educadores com foco em arte contemporânea e criação coletiva, o grupo propõe um encontro para discutir e experimentar conceitos como coletividade, consenso, empatia, negociação, etc. Por meio dele, os participantes deverão criar um desenho a partir de um som, uma escultura a partir de um cheiro e um som a partir de uma textura. O grupo será incentivado a compartilhar suas impressões para a construção de um único projeto. Grupos de até 20 pessoas, acima de 15 anos. Duração: 2 horas.
_14h às 18h: Pina Jam
Pina Jam é um encontro de danças urbanas envolvendo a cena Hip Hop e o público espontâneo com intuito de explorar possibilidades de interação. A condução do primeiro é contra será feita por Aline Constantino. Abaixo a programação:
14h: bate-papo “Corpo e Identidade”, com Gerson AfroBreak
15h: workshop de Breaking, com Igor Wilson Souza
16h: discotecagem com Lika Marques e Jab Cut
1 de setembro | Domingo
_14h às 15h: Guri – Grupo Conjunto de Canto Polo Júlio Prestes
_15h às 18h: Povo na Pina – Ponto Firme
Em parceria com a Casa do Povo, o projeto propõe a construção de grandes estruturas de crochê utilizando principalmente materiais descartados gerados pela própria Pinacoteca. A oficina é conduzida pelo designer e artesão Gustavo Silvestre com participação dos egressos e ex-alunos do Ponto Firme, projeto que há quatro anos leva aulas de crochê para dentro de uma penitenciária masculina. Aberto à participação do público e visitantes de todas as idades.