Pinacoteca de São Paulo inaugura exposição panorâmica de Lenora de Barros

A exposição “Lenora de Barros: minha língua” apresenta cerca de 40 obras que vão desde trabalhos do início de sua trajetória até um comissionamento especial para a ocasião

por Giovana Nacca
2 minuto(s)
Lenora de Barros
Poema (1979)

Um dos nomes mais emblemáticos da arte contemporânea brasileira, Lenora de Barros, ganha uma mostra panorâmica que abrange seus mais de quarenta anos de produção pautada nas relações entre corpo e linguagem. 

A exposição Lenora de Barros: minha língua ocupa as três galerias temporárias do segundo andar da Pinacoteca Luz com cerca de quarenta obras da paulistana, que usa a fotografia, o vídeo, a instalação e a performance como suporte. 

O arco curatorial de Pollyana Quintella, inclui peças icônicas como Poema (1979) – uma série fotográfica em seis atos que documentam um encontro íntimo e conflituoso entre corpo e máquina –, e Homenagem a George Segal (1975-2014) – obra fruto de um trabalho escolar que criticava a sociedade de consumo tomando como inspiração as expressões das obras do escultor homônimo. 

Outro grande destaque é um comissionamento produzido especialmente para a ocasião: A cara. A língua. O ventre. (2022). O vídeo é composto de três atos (em p&b e cor) em que Lenora explora diferentes situações com argila em diálogo com seu próprio corpo, partindo de significantes que já compõem o repertório de sua obra, como o rosto expressivo, a língua ambígua (a um só tempo órgão e idioma) e o ventre feminino. 

lenora de barros
Homenagem George Segal (1990). Foto: Ruy Teixeira

Minha língua será inaugurada em estreito diálogo com a mostra Pinacoteca: acervo – nova montagem do acervo do museu, levando em conta que em 2022, o país celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário de sua Independência. “Trata-se de ocasião propícia para, como propõe a instituição, olharmos criticamente para o legado dos modernistas e nos perguntarmos qual história da arte brasileira se deseja contar”, cita Jochen Volz, o diretor-geral da Pinacoteca. 


Serviço

Lenora de Barros: minha língua

Local: Pinacoteca Luz
Endereço: Praça da Luz, 2, São Paulo – SP
Data: De 08 de outubro até 09 de abril de 2023
Funcionamento: De quarta a segunda, das 10h às 18h.
Ingresso: R$10 – R$20. Grátis aos sábados.

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br