Nasceu um novo projeto que une os artistas e arquitetos Olafur Eliasson e Sebastian Behmann, arte e vinho! A dupla, cuja prática de design colaborativo se chama Studio Other Spaces, criou um pavilhão cônico feito de 832 painéis de vidro colorido para a The Donum Estate, uma das principais produtoras de Pinot Noir da Califórnia, no Vale do Sonoma.
“Quando você pega uma bela arte, a coloca em uma bela paisagem e desfruta de um ótimo vinho, é uma experiência muito maior do que apreciar cada um deles sozinho”, disse o proprietário Allan Warburg. “Aposto que nosso vinho, se você provar aqui, terá um sabor melhor do que se você provar em qualquer outro lugar.”
Segundo o estúdio Other Spaces, a criação é inspirada na história dos calendários circulares, e toda a experiência foi planejada dentro e no derredor do pavilhão. O visitante é guiado por caminhos sinuosos de solo esculpido e ladeados por muros de contenção. Quando chega no Panorama Vertical, o nível de seus olhos encontram as raízes e vegetação circundantes devido ao solo rebaixado da estrutura.
Eles também comentam que o processo levou três anos de construção e que devido às restrições de isolamento social da pandemia, Olafur e Sebastian, que possuem o estúdio em Berlim, não podiam viajar para Donum e precisaram confiar nas chamadas Zoom e na tecnologia de realidade virtual para desenvolver seu projeto.
Não é de hoje que a Donum investe em experiências artísticas. Nos últimos 12 anos a vinícola vem construindo um acervo com cerca de 50 esculturas e instalações abertos a visitação, incluindo obras de Lynda Benglis, Anselm Kiefer, Louise Bourgeois, Ugo Rondinone, Ghada Amer e Ai Weiwei – que inclusive, tem a obra Circle of Animals / Zodiac Heads (2010) nos rótulos de vinhos Donum.