OLHÃO apresenta mostra coletiva de trabalhos coautorais

A mostra Uma mão lava outra apresenta obras inéditas e feitas de forma colaborativa entre vários artistas

por Beta Germano
2 minuto(s)
Vista da exposição Uma mão lava a outra @ OLHÃO. (Foto: Julia Thompson. Propriedade:Cortesia e direitos autorais do OLHÃO e dos artistas.)
Vista da exposição Uma mão lava a outra @ OLHÃO. (Foto: Julia Thompson. Propriedade: Cortesia e direitos autorais do OLHÃO e dos artistas.)

Em seu primeiro projeto curatorial, o artista Antonio Lee convidou onze artistas a produzirem obras novas em colaboração com outros artistas às suas escolhas. O resultado é a mostra Uma mão lava a outra, que acaba de ser inaugurada no Olhão, espaço independente gerido pela artista Cléo Döbberthin. As obras apresentadas nesta mostra são, portanto, inéditas e produzidas em coautoria pelos diversos artistas que, de certa maneira, também tomaram parte neste processo curatorial. 

Os artistas estão organizados em duplas ou trios e cada grupo expõe um trabalho que compõe a exposição, são eles: Ana Claudia Almeida e Guilherme Ginane; Ana Elisa Egreja e Leda Catunda;  Antonio Malta Campos e Antonio Lee; Daniel Lannes e Gustavo Speridião; Rodrigo Andrade e Link Museu; Rodrigo Bivar,  Ilê Sartuzi e Camile Sproesser; Tiago Mestre e Lorenzato; Tiago Tebet e Fabio Kawallys; Virgílio Neto e Paulo Whitaker; Marcelo Cipis, CIF (Yuli Yamagata, Flora Rebollo, Gokula Stoffel, Luciana Maas, Janina Mcquoid) e Guilherme Ginane.

Lágrimas da aurora, 2020, Marcelo Cipis & Gokula Stoffel na Uma mão lava a outra @ OLHÃO, São Paulo. (Foto: Julia Thompson. Propriedade: Cortesia e direitos autorais do OLHÃO e dos artistas.)

Feitas, portanto, a quatro ou seis mãos, as obras apresentadas, quando colocadas juntas umas das outras, estabelecem uma série de diálogos entre si, umas vez que diferentes gerações, técnicas, conceitos e práticas são reunidos em um só espaço e oferecem ao visitante um olhar diferenciado acerca da produção de cada artista individualmente e de todos os artistas envolvidos como um só corpo de trabalho.

Lake Lorenzato, 1975/2022 – Intervenção de Tiago Mestre, 2022, sobre pintura ‘Sem título’, 1975, de Amadeo Luciano Lorenzato na Uma mão lava a outra @ OLHÃO, São Paulo. (Foto: Julia Thompson. Propriedade: Cortesia e direitos autorais do OLHÃO e dos artistas.)

Essa colaboração é mais comum em outros campos do fazer artístico como o cinema, a música e a literatura, entretanto a contribuição entre autores e o compartilhamento da autoria de obras aparece em alguns momentos da história da arte como é escrita. Entre os feitos mais conhecidos, estão as pinturas de Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat e Francesco Clemente que colaboraram por alguns anos a partir de um convite do galerista Bruno Bischofberger, em meados dos anos 1980.

As visitas à mostra Uma mão lava a outra são feitas por meio de agendamentos e, aos sábados, o espaço fica aberto aos visitantes das 14h às 17h. 

Serviço

Uma mão lava a outra

Local: Olhão

Endereço: Rua Barra Funda, 288 – Barra Funda, São Paulo 

Data: De 25 de junho a 3 de setembro de 2022. 

Funcionamento: Sábados das 14h às 17h. 

Ingresso: Grátis

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br