A trajetória de mais de seis décadas da artista mineira Lotus Lobo está em uma extensa exposição individual realizada no Galpão do Sesc Pompeia até o dia 30 de janeiro de 2022. Para visitar, é necessário agendamento, clicando aqui. Ganhadora do Prêmio Itamaraty na X Bienal de São Paulo, que aconteceu em 1969, Lotus atua como gravadora, pintora e pesquisadora. Foi também professora no curso de Artes Visuais na UFMG e na UEMG.
Sob o título Fabricação Própria, esta é uma mostra com curadoria de Marcelo Drummond e busca dar visibilidade à produção dessa artista que é um dos principais nomes da litografia no Brasil. Nos últimos anos, Lobo também teve importantes individuais no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e na Galeria Superfície, em São Paulo.
De acordo com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, “para além de proteger do esquecimento um certo passado, a exposição Fabricação própria dialoga com as lembranças de outros tempos e lugares que insistem em permanecer no imaginário, mesmo à revelia dos sujeitos. Para o Sesc, a apresentação de trabalhos de arte contemporânea, associada à divulgação de um acervo que remonta aos primórdios do design nacional, sugere que as memórias entrelaçam revelação e preservação, elaboração e ressignificação permanente”.
Nesta exposição, são apresentados trabalhos históricos e inéditos em suportes variados, além de materiais diversos e diferentes maneiras de edição e impressão. Também é proposto um diálogo entre a produção da artista e o espaço da antiga Fábrica da Pompeia, onde hoje está localizada a unidade Sesc Pompeia.
Lotus Lobo: Fabricação Própria
Data: até 30 de janeiro de 2022
Local: Galpão do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo)
Mais informações: sescsp.org.br