No dia 16 de fevereiro a Christie’s anunciou que está entrando no mercado emergente de criptoarte com planos de oferecer uma obra de arte totalmente digital, tornando-se a primeira grande casa de leilões a oferecer uma peça desse tipo à venda. O trabalho em questão, conhecido como NFT (Non-Fungible Token), é de Beeple (a.k.a. Mike Winkelmann), um net artist e designer gráfico que acumulou um grande número de seguidores nas mídias sociais, produzindo projetos comerciais para estrelas pop e marcas como Louis Vuitton e Nike.
A obra que seria vendida na Christie’s, intitulada Everydays: The First 5000 Days , é uma colagem digital que consiste em 5.000 imagens, uma feita a cada dia ao longo de 13 anos, de 2007 a 2021. A edição de Beeple é composta de desenhos em resposta a eventos atuais, incorporando cenas surreais de políticos como Donald Trump e Mao Zedung e desenhos animados com Pokémon e Mickey Mouse.
A arte criptográfica depende de tokens não fungíveis (NFTs), cuja transação e registro de propriedade são criptografados e, por isso, não podem ser duplicados. O presente trabalho existe como um arquivo criptografado e sua compra no final do leilão da Christie’s será registrada no blockchain.Em tempo:Blockchain é uma série de registros imutáveis de dados com registros de data e hora, gerenciados por um grupo de computadores que não possuem um controle centralizado. Cada bloco de dados (blocks – blocos) é protegido e conectado ao outro usando criptografia (chain – corrente).
Ao contrário da maioria das obras, que chegam à venda com um orçamento pré-determinado, o Everydays não tem faixa de preço: os lances começaram em US $100, em um leilão online, no dia 25 de fevereiro e termina dia 11 de março. E é claro que o mercado ficou maluco desde então. A estimativa era que a obra chegasse em 3, 5 milhões de dólares, mas no sábado, dia 27, os lances já haviam batido 3 milhões de dólares – ou seja: ela deve ser fechada por um valor mais alto.
Façam suas apostas:
Nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, poucos dias antes de uma peça do artista ser colocada à venda pela Christie’s, outra obra de Beeple foi vendida por US $6,6 milhões no Nifty Gateway, um mercado de criptomoeda online para arte digital. De acordo com o Nifty Gateway, isso torna a peça Beeple a obra digital mais cara já leiloada.
A obra vendida através do Nifty Gateway, intitulada CROSSROADS, foi projetada como uma resposta às eleições presidenciais de 2020. Dependendo do resultado da eleição, um dos dois vídeos – um apresentando um Trump vitorioso, o outro apresentando um desanimado – seria reproduzido. Como todas as peças de Beeple, CROSSROADS é um trabalho NFT – token não fungível – que é autenticado pela tecnologia blockchain.
A obra de arte consiste em um arquivo de imagem ou vídeo criptografado, acompanhado de uma assinatura digital que não pode ser duplicada, dando ao comprador a garantia de que sua compra é uma cópia autêntica. Dentro do mercado de arte criptográfica em rápido crescimento, poucos nomes são tão conhecidos como Beeple. Em dezembro de 2020, ele ganhou US $3,5 milhões em um único fim de semana.
Cinco minutos após a abertura, o leilão no Nifty Gateway quebrou recordes de vendas de arte digital. Muitas das obras foram imediatamente revendidas a valores inflacionados – algumas por mais de 1.000 por cento de seu preço original. O interesse em NFTs disparou no ano passado, com mais de US $ 250 milhões em vendas, de acordo com o NFT Report 2020, que acompanha o valor do mercado.
O fervor pela venda de Everydays: The First 5000 Days na Christie’ s pode ser visto como prova da popularidade crescente do meio. Por meio dessas iniciativas baseadas em tecnologia, a Christie’s está medindo o interesse dos clientes existentes e potenciais no mercado nascente de obras digitais e compra de arte apoiada por blockchain. Eles alegam que a próxima geração de colecionadores muito provavelmente estará interessada no assunto. Você também apostaria nessa?