Hauser & Wirth Somerset apresenta retrospectiva imperdível de Henry Moore

A enorme exposição compreende seis décadas de trabalho de Henry Moore e ocupa áreas internas e externas da galeria

por Beta Germano
3 minuto(s)
The Arch, 1963-1969, Henry Moore.

A galeria Hauser & Wirth de Somerset, na Inglaterra, apresenta uma enorme exposição dedicada à carreira de Henry Moore, célebre escultor britânico. Curada por Hanna Higham em parceria com Mary Moore, filha do artista, a exposição, que expande seis décadas da produção de Moore, se estende pelos cinco espaços expositivos da galeria e também para a área externa. O ponto de partida da exposição é a fascinação do artista pelo sítio neolítico Stonehenge, apresentando ao público algumas das monumentais obras de Moore que, colocadas ao ar livre, remetem instintivamente ao monumento histórico que o inspirou.

Enquanto Moore se fascinou pelas antigas e enigmáticas histórias ligadas ao monumento Stonehenge, mais fascinante ainda era o produto de seu trabalho. Entre 1920 e 1930, junto a outros escultores vanguardistas, Moore explorou os princípios do esculpimento direto e a ideia da “verdade dos materiais”, trabalhando direto com as pedras e permitindo que suas propriedades naturais emergissem durante o processo. Desta forma ele estabeleceu uma ponte entre o antigo e o moderno. 

Locking Piece, 1963, Henry Moore.

Como resultado de seu processo experimental dentro do estúdio, Moore chegou a um nível de fluência da linguagem escultural que lhe permitiu trabalhar com os mais variados materiais empregando uma série de técnicas diferentes. Em bronze, pedra ou gesso; em relevo ou tridimensional; estático ou equilibrado em pontos, suas obras são tão variadas quanto sua prática era extensa e trabalham as noções de gravidade, peso, volume e espaço com maestria. 

Working Model of Divided Oval: Butterfly, 1967-1982, Henry Moore. 

Junto às aclamadas obras do artista, a exposição também apresenta ao visitante uma seleção feita por Mary Moore de artigos pessoais do estúdio e da casa do artista, além de outras obras menos conhecidas, como gravuras realizadas em litografia e água-forte, que representam repetidas vezes o monumento Stonehenge e esculturas menores. Esta composição de elementos apresenta ao visitante uma espécie de “biblioteca visual” do artista que traz o vocabulário por ele explorado e desenvolvido durante sua carreira e o que permite que o observador mergulhe em um lado mais pessoal do artista, que vai além da simples exposição de suas esculturas. 

Stonehenge III, 1973, Henry Moore.

O espaço expositivo da Hauser & Wirth em Somerset é, por si só, um passeio. O lugar conecta as obras em exibição à natureza e à bela paisagem do interior da Inglaterra e oferece uma visitação totalmente diferente daquelas feitas às galerias da cidade. 

Serviço:

Henry Moore Sharing Form

Local: Hauser & Wirth Somerset 

Endereço: Durslade Farm, Dropping Lane, Bruton, Somerset BA10 0NL – Reino Unido

Data: De 28 de maio a 4 de setembro de 2022. 

Funcionamento: De quarta a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 16h. 

Ingresso: Grátis

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br