A exposição intitulada O Estado das Coisas e apresentada pela Galeria Raquel Arnaud, exibirá ao público cerca de 20 obras inéditas do artista Waltercio Caldas. Conhecido por produzir obras de arte que não só despertam experiências sensoriais nos observadores, mas que também precisam delas para se completarem, Caldas traz para a cena variadas proporções do real e objetos que parecem se transformar no exato momento de sua percepção.
Caldas começou sua produção artística em meados dos anos 1960 e suas obras são marcadas por influências da arte concreta e até mesmo da arte conceitual. Em seus trabalhos, Caldas explora temas como o vazio e o espaço e, para ele, uma exposição é a “soma de significados entre as várias obras, onde o artista pode esclarecer no uso do espaço suas intenções ”.
As obras expostas nesta mostra estão distribuídas de maneira a dialogar umas com as outras, algo que faz da exposição em si um novo gesto. Como o próprio artista já disse em outras ocasiões, “tudo é linguagem, a maneira como as obras são apresentadas, o espaço que existe entre elas, e uma espécie de orquestra, cuja música e a exposição em si”.
Como forma de investigar os limites da linguagem, as obras tridimensionais, suporte mais raro em seu trabalho, são tensionadas com os outros objetos da mostra, pois a intenção é deixar que a rebeldia das imagens pintadas persiga. Nesta exposição, não existe tema, narrativa ou fio condutor, nem mesmo a descrição de materiais utilizados. O que verdadeiramente importa para Caldas é “viabilizar a experiência da verdade da arte, colocando-a em situação de presença, em contato com o real vigente”, como escreveu Gilton Monteiro Jr. (O atelier transparente, 2015, IAC).
Serviço:
O Estado das Coisas
Local: Galeria Raquel Arnaud
Endereço: Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena
Data: De 30 de abril a 18 de junho de 2022
Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 12h às 16h
Ingresso: Grátis