“Eu não tenho causa!”, brincou Daniel Lannes quando o visitei no ateliê para conferir os trabalhos que o artista fluminense apresentará, a partir do dia 31 de outubro, em Pernoite – sua segunda individual na galeria Kogan Amaro. Para quem não conhece Lannes, a piada não tem a menor graça vindo de um artista branco, homem e heteroxesual. Mas o seu trabalho é justamente sobre isso: Lannes compreende sua posição e debocha da mentalidade e costumes de uma elite construída desde o Brasil Colônia. “A brincadeira é a forma mais séria de falar sobre um assunto. Mas, ao mesmo tempo, todo deboche é também uma homenagem. Quer mérito maior do que ser cancelado?”, divaga o artista que há alguns anos distorce figuras da corte portuguesa em suas telas.
“Nem todo retrato é um tributo. Quem melhor para criticar a burguesia do que os próprios burgueses? Quem melhor para desmantelar a construção da brancura do que aqueles que dela se beneficiam?Em recentes movimentos anti-racistas, tem havido um impulso para inspirar os brancos a criticar e desmantelar a brancura entre si”, aponta a curadora Tiffany Auttrianna Ward.
Em Calcutá ,por exemplo, ele pinta Carlota Joaquina afligida por piolhos, enquanto em Dito Pelo não Dito retrata o rei Dom João relaxando após ter usado seu masturbador profissional. “Uma realeza e preguiçosamente, desnudamente relaxada da cintura para baixo”, descreve Ward. Um momento vergonhoso? O artista afirma que quer expor justamente a falta de vergonha da burguesia brasileira.
Daniel é mestre em trabalhar com elementos e imagens retirados de livros de história e vídeos de youtube para expor a construção da imagem de um país a partir da sexualidade e vulgaridade, expondo a natureza das elites e nos convidando a duvidar de legados, personagens e narrativas.
O público pode visitar a exposição com horário agendado pelo telefone (11 3045-0755 / 0944) ou e-mail (atendimento@galeriakoganamaro.com). Seguindo o protocolo de segurança ambiental e sanitária da pandemia do Covid-19, a Galeria funciona em horário especial, das 11h às 15h, com número limitado de visitantes, uso obrigatório de máscara, além da disponibilização de álcool em gel e orientação de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre clientes e colaboradores.
Pernoites
Local: Galeria Kogan Amaro
Endereço: Alameda Franca, 1054 – Jardim Paulista
Datas: de 31 de outubro até 29 de novembro