Esta exposição reconhece a complexa obra de VALIE EXPORT (nascida em 1940), uma das artistas de mídia e performance mais influentes do século XX, que desafiou corajosamente as normas sociais e os modelos de papel com sua prática reflexiva de mídia e perspectiva feminista crítica.
Apresentando trabalhos criados entre 1966 e 2009, a exposição oferece uma visão abrangente da carreira de VALIE EXPORT. Uma cineasta, artista de performance e artista de mídia que agora é celebrada como um ícone da arte feminista, EXPORT causou polêmica com suas ações no espaço público no final dos anos 1960. A retrospectiva cobre uma ampla gama de trabalhos, desde suas ações provocativas de “cinema expandido”, performances simbólicas e fotografia conceitual analítica até instalações multimídia e intervenções urbanas. As obras refletem o desenvolvimento multifacetado de uma artista cujos trabalhos ainda são atuais e servem como importantes pontos de referência para investigações sociopolíticas hoje.
A exposição apresenta muitas das obras pioneiras de EXPORT, incluindo TAPP und TASTKINO (Cinema Tátil, 1968), uma das primeiras ações de “cinema expandido”, na qual a artista prendeu uma caixa em seu peito nu como um “cinema” e convidou os transeuntes a tocarem seus seios por um tempo preciso, desafiando as noções do olhar voyeurístico sobre o corpo feminino. A ação lendária Aus der Mappe der Hundigkeit (Do Portfólio da Persistência, 1968) também é mostrada, na qual EXPORT caminhou pelo centro de Viena com Peter Weibel, seu parceiro na época, na coleira como um cão, para desafiar as questões tradicionais de gênero e analisar o comportamento humano por meio de comparações com animais.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br