Carregando Eventos
Home Agenda São Paulo “Rios Falam, Rios Cantam” de Caio Rosa na Galeria Lume

« Todos Eventos

“Rios Falam, Rios Cantam” de Caio Rosa na Galeria Lume

28/11/2025 -10:00 até 21/02/2026 -19:00

Caio Rosa, exposição “Rios Falam, Rios Cantam” 2025. Divulgação.

A exposição reúne uma generosa apresentação do artista Caio Rosa, que abrange fotografia, escultura, têxteis, instrumentos musicais e som, articulando a exploração contínua do artista sobre ritmo e memória, construindo um espaço onde a materialidade dialoga com a narrativa e onde o uso da imagem se torna um modo de escuta.

A música desempenha um papel central no trabalho de Rosa, que faz a ponte entre territórios carregados de significado e o conhecimento geracional. Partindo das texturas sonoras do continente africano e suas ressonâncias nas tradições musicais brasileiras, ele investiga como o som carrega histórias de movimento, resistência e celebração. No centro desta exposição está a construção de uma nova marimba, feita em colaboração com seu pai, o etnomusicólogo Spirito Santo, dando continuidade a uma linhagem de criação musical. A marimba, um instrumento e dispositivo simbólico, aqui é uma escultura de som. Suas teclas de madeira e corpo ressonante remetem a histórias migratórias e, na exposição, é uma ferramenta para a transmissão de conhecimento entre gerações, de seu avô para ele mesmo. A marimba recém-construída nos lembra que ela é moldada por corpos em constante relação.

O som se torna um portal através do qual histórias pessoais e coletivas reaparecem em diferentes formas, além da linguagem. Um arquivo sonoro convida o público a uma sessão de audição dentro da exposição. A peça mistura várias gravações de som. Nessa mistura, algumas emergem como sons distorcidos, como ecos de histórias que se desdobram em novas interpretações coletivas. O arquivo reúne contribuições de Spirito Santo, Caio Rosa e outros músicos colaboradores, juntamente com canções de trabalho Vissungo das minas de Diamantina, em Minas Gerais, que datam de 1944. Esses cruzamentos de tempo revelam como a prática de Rosa segue uma história de sons que recusa a cronologia linear. Todos convergem, lembrando-nos que o som está sempre em movimento, é multifacetado e sempre retorna.

Detalhes

Local

  • Galeria Lume
  • Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa
    São Paulo, SP Brasil
    + Google Map