A Millan inicia seu programa de 2024 no dia 20 de janeiro com duas exposições que reforçam sua posição de fomentar a experimentação artística e o diálogo entre gerações. Com curadoria de Antonio Gonçalves Filho, O Legado Experimental e Surge et veni são coletivas que simultaneamente olham para a história da galeria e apontam para seu movimento atual de expansão.
O Legado Experimental estabelece diálogos entre a produção contemporânea e obras de artistas ativas desde a década de 1950. A mostra conta com obras de Elena Damiani, Guga Szabzon e Vivian Caccuri, representadas pela galeria, além de trabalhos de Anna Maria Maiolino, Flávia Ribeiro (a Frapê, morta em outubro último), Mira Schendel e Lygia Pape, cujas trajetórias convergem com a da Millan.
A exposição evidencia as contribuições das veteranas para a transformação do cenário artístico nacional e seus ecos na produção das artistas mais jovens, cujo cerne continua sendo o experimentalismo.
Um dos elementos que une esses trabalhos é a noção de desenho, que aparece como gesto ou no uso do papel como suporte — caso das obras de Szabzon, que cria “páginas de caderno” com bordados sobre feltro, ou das monotipias de Schendel.
Outro ponto de contato entre as produções é o uso de materiais não habituais e de novas tecnologias, além da busca por referências que extrapolam a tradição artística. Exemplos são os trabalhos de Pape, da histórica série Amazoninos, e os de Vivian Caccuri, que investigam a percepção sonora e utilizam materiais como telas de mosquiteiro ou chaves.
As obras de Maiolino apresentam afinidades com as da artista peruana Elena Damiani, que se dedica à exploração de mármores e granitos. Ambas remetem ao tempo essencial para a formação da matéria, suscitando reflexões profundas sobre a atuação das artistas na manipulação desses materiais. Além disso, as criações provocam contemplações sobre a ideia metafísica relacionada à gênese e transformação desses elementos.
No mesmo dia, também será inaugurada Surge et veni. A coletiva reúne jovens pintores que têm ganhado destaque no circuito artístico e apresenta diferentes desdobramentos da pintura contemporânea.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br