- Este evento já passou.
“Emilija Škarnulytė: Æqualia” no Canal Projects
19 janeiro - 12:00 - 30 março - 18:00
Æqualia é uma nova instalação imersiva da artista nascida na Lituânia, Emilija Škarnulytė, co-comissionada pelo Canal Projects e pela 14ª Bienal de Gwangju. Nesta peça, Škarnulytė nada pelo Encontro das Águas em Manaus, Brasil, como uma sereia chamada Æqualia. O Encontro das Águas é a confluência onde o Rio Solimões e o Rio Negro dão origem ao Rio Amazonas.
As águas leitosas do Rio Solimões, originadas do derretimento das geleiras, turvas com sedimentos e argilas ricas em nutrientes dos Andes, encontram o fluxo negro e pesado do Rio Negro, escuro devido à decomposição das florestas tropicais de terras baixas, quente e hipóxico. A diferença acentuada de temperatura e composição faz com que os dois rios permaneçam distintos em cor, temperatura e perfil químico por um trecho de seis quilômetros, antes de finalmente se fundirem.
A instabilidade fluida dos rios é resultado das diferenças de velocidade e viscosidade. Eles se unem em redemoinhos fractais ao longo dos pontos de encontro – um fenômeno semelhante pode ser visto em outros ambientes diversos e dinâmicos, que vão desde o Ponto Vermelho de Júpiter até formações de nuvens fluctus, até os cachos de uma fina camada de óleo sobre a superfície de uma panela de água fervente. Em Æqualia, esses redemoinhos fractais se constroem e aceleram até que os dois fluxos se tornem um.
A bacia do rio é o lar dos botos cor-de-rosa do Rio Amazonas (Inia geoffrensis geoffrensis), conhecidos localmente como botos. Os botos usam seu aguçado senso de ecolocalização para navegar tanto nas águas mais frias do Rio Solimões quanto nas águas quentes e opacas do Rio Negro, movendo-se entre os dois com facilidade. Nadando ao lado dos botos, Škarnulytė incorpora a sereia Æqualia – uma figura quimérica – que existe na interseção de múltiplos reinos. Ela dissolve perfeitamente as fronteiras entre o humano, o não humano e o transcendental, fundindo elementos científicos e mitológicos em uma única força híbrida e vibrante.
Até outubro de 2023, dentro de um ano após a conclusão das filmagens de Æqualia, o Encontro das Águas secou devido a secas excessivas, levando à morte em massa dos botos. Encarnando-se como uma sereia – metade peixe, metade pessoa – Škarnulytė revela as repercussões da arrogância humana. Através de sua encarnação, ela apresenta visões que se estendem além dos limites perceptuais de nossa espécie, instigando reflexões sobre as consequências de nossas ações.
Continuando seu compromisso em apoiar projetos de artistas que permitem ao público refletir sobre as consequências visuais e materiais da globalização e de suas economias extrativistas, o Canal Projects organizará programas públicos em parceria com o Projeto More Than Human Rights (MOTH) na Universidade de Nova York para lançar luz adicional sobre os locais e temas da exposição de Škarnulytė. Essa colaboração trará vozes especializadas da Amazônia e continuará a criar espaços para a produção colaborativa de conhecimento e a promoção da justiça ambiental.