Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Leste do Éden” na Galeria Estação

7 maio -11:00 até 8 junho -19:00

Paulo Pasta, Sem título, 2019. Foto: Julia Thompson

Com abertura em 7 de maio e visitação até 8 de junho, a exposição Leste do Éden será realizada simultaneamente nas galerias Estação e Millan. A mostra, que tem curadoria de Antonio Gonçalves Filho, reúne 35 trabalhos de três ícones da pintura de diferentes gerações: os brasileiros Júlio Martins da Silva (1893–1978), Paulo Pasta (1959) e o uruguaio Pedro Figari (1861–1938). Na Galeria Estação estarão expostas 17 telas: cinco de Júlio, quatro de Figari e oito de Pasta. Na Millan, o público terá acesso a 18 trabalhos: cinco de Júlio, quatro de Figari e nove de Pasta.

Para o curador Antonio Gonçalves Filho, a nova mostra, Leste do Éden, é um convite à percepção de que Júlio, Pasta e Figari têm em comum o sentimento de exílio simbolizado no título da exposição, que faz referência a um território bíblico chamado Nod, habitado por Caim após matar seu irmão Abel. Viver em Nod, “a leste do Éden”, seria uma espécie de punição, e a sobrevivência às diferentes formas simbólicas de exílio, explica o curador, é um traço que se manifesta de forma nítida nas paisagens transfiguradas que compõem a exposição – algumas vezes idílicas, caso das telas de Júlio, outras vezes alegóricas, como nas pinturas de Figari, ou atmosféricas, caso das criações que remetem a memória afetiva de Pasta.

Para Vilma Eid, sócia-fundadora da Galeria Estação, a realização dessa nova parceria é um dos pontos altos dos eventos comemorativos de duas décadas de atuação do cultuado espaço criado no final de 2004 por ela e Roberto Eid Philipp.

Praticamente equânime, a divisão de trabalhos expostos na Galeria Estação e na Millan, que se encontram uma da outra a uma curta distância de 2km, é também um convite ao público para uma experiência de complementaridade das proposições poéticas e subjetivas de Leste do Éden.

Em relação à primeira exposição conjunta da Estação e da Millan, Quase Figura, Quase Forma, ocorreu entre agosto e outubro de 2014. Com curadoria do crítico Lorenzo Mammì, a união das duas galerias, que representam artistas distintos – expoentes da produção reconhecida como popular e da temática contemporânea – enfatizou possíveis diálogos entre essas duas vertentes por meio de nomes como Alcides Pereira dos Santos, Amadeo Lorenzato, Ana Prata, Aurelino dos Santos, Cícero Alves dos Santos (Véio), Fabio Miguez, Felipe Cohen, João Cosmo Felix (Nino), João Francisco da Silva, José Bezerra, Marina Rheingantz, Neves Torres, Paulo Monteiro, Paulo Pasta, Sebastião Theodoro Paulino (Ranchinho), Sergio Sister e Tatiana Blass.

Detalhes

Início:
7 maio -11:00
Final:
8 junho -19:00
Categoria de Evento:
Website:
https://www.galeriaestacao.com.br/pt-br/exposicao/149/leste-do-eden

Local

Galeria Estação
625 R. Ferreira de Araújo Pinheiros
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support