A Gagosian tem o prazer de anunciar By the Love of Those Unloved, a primeira exposição de obras de Stanley Whitney em Nova York na galeria. Apresentando novas pinturas e trabalhos em papel, a exposição está em exibição na 980 Madison Avenue de 8 de maio a 22 de junho.
Um mestre da cor, Whitney adota uma abordagem exploratória e lírica para a pintura. Cada uma de suas telas é estruturada como uma grade solta de blocos retangulares em três ou quatro fileiras. Ao aplicar uma cor vívida de cada vez, o artista estabelece relações entre cada área, seus vizinhos e a composição como um todo, utilizando pinceladas gestuais para contrastar tons aplicados com diferentes graus de opacidade. Entre cada fileira, há faixas lineares que ancoram a composição e, às vezes, estendem os tons de blocos individuais. Inspirado pelo jazz, Whitney define um espaço dentro do qual improvisar, cada pintura estabelecendo um grupo único de harmonias cromáticas e espaciais em movimento.
Peaches (2023) é dominado pelos tons quentes de rosa e laranja sugeridos pelo seu título, que contrastam com os azuis, pretos e verdes mais frios com os quais são combinados. Com dez pés de largura, As Wild as the World 2 (2023) revela o impacto visual da escala em conjunto com a técnica iterativa de Whitney. High Hopes (2024) é um estudo de contrastes, com pares complementares de vermelho/verde e laranja/azul pressionando um contra o outro. As pinceladas soltas e tons mais suaves na parte superior e inferior de Tribute to Billie (2024) estabelecem uma composição sonora que evoca o poder expressivo e a vulnerabilidade de sua homenageada, Billie Holiday.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br