Para comemorar o centenário do nascimento de Judit Reigl e a aquisição de três obras principais desta artista franco-húngara (1923 – 2020), a Neue Nationalgalerie está apresentando sua primeira exposição individual em um museu alemão. Através desta doação, a Nationalgalerie se torna a primeira coleção pública na Alemanha a possuir obras dessa importante pintora, intimamente associada ao movimento francês Art Informel na década de 1950. Esta retrospectiva da carreira de Reigl destaca uma figura importante na arte europeia da segunda metade do século XX. Estão em exibição dezesseis pinturas, principalmente de grande escala, do repertório pintado de Reigl – obras tanto abstratas quanto figurativas. A artista iniciou seus estudos na Universidade de Belas Artes de Budapeste, na Hungria. Em 1950, o surgimento do stalinismo levou Reigl a fugir de sua terra natal e se estabelecer em Paris. Embora suas primeiras pinturas, predominantemente oníricas, ainda estivessem ligadas ao Surrealismo, ela se voltou para a abstração lírica no início da década de 1950. Elementos figurativos são frequentemente encontrados nas pinturas de Reigl. Na metade dos anos 1960, eles culminaram nos torsos masculinos de sua série Man. Além das pinturas generosamente doadas à Neue Nationalgalerie pelo Fonds de dotation Judit Reigl – Center of Dominance (1959), Mass Writing (1960) e o monumental tríptico Man (1967-69) – a exposição apresenta obras centrais das décadas de 1950 a 1980, oferecendo insights extensos sobre o rico desenvolvimento criativo da artista.
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