Sueño de la Madrugada é a primeira exposição individual de Firelei Báez no Reino Unido. Conhecida por suas pinturas marcantes, ela também cria desenhos, instalações e esculturas. Báez ocupa a South London Gallery com novas instalações imersivas e grandes pinturas abstratas. Ela usa cores ricas, elementos da natureza, som e luz para refletir sobre histórias coloniais complexas.
A exposição é uma percurso por espaços onde ecologia, poder e resistência interagem.
Através de pesquisa e envolvimento crítico com arquivos, Báez examina os legados da diáspora afro-caribenha. Para ela, mitos e folclore são ferramentas de resistência cultural e espiritual. Sueño de la Madrugada compartilha histórias da Ciguapa, uma figura mitológica do folclore dominicano; Atabey, o espírito mãe-terra Taino; Oshun, a deusa iorubá dos rios, amor, beleza e prosperidade; e Erzili, um espírito do amor do Vodou haitiano.
Essas figuras míticas convidam os espectadores a reconsiderar o que significa ser humano e a imaginar a liberdade das restrições terrenas.
“Minhas obras são proposições, destinadas a criar passados alternativos e futuros potenciais, questionando a história e a cultura para proporcionar um espaço para reavaliar o presente.” — Firelei Báez
A exposição é curada pelos bolsistas New Curators de 2023-24: Carol Bedoy, Courtney Brown, Felix Choong, Lemeeze Davids, Rosie Fitter, Lucia Jurikova, Aditi Kapoor, Makella Ama Ketedzi, Rey Londres, Nikita Sena Quarshie e Amandine Vabre Chau. O programa New Curators oferece a aspirantes a curadores de origens socioeconômicas mais baixas um treinamento curatorial intensivo e remunerado de 12 meses em sua sede na South London Gallery.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br