No dia 19 de outubro será inaugurada Começar pelo chão, a primeira exposição individual de Bruno Cançado na galeria. A mostra exibirá 10 trabalhos – 4 esculturas de chão, 5 de parede, uma fotografia e um site specific que ocupará uma lateral inteira do espaço expositivo. A mostra é um recorte da produção do artista de 2012 até os dias de hoje.
As obras apresentadas surgem muitas vezes das investigações do artista sobre os materiais e a forma como estes se comportam em determinadas situações, ou seja, quando o peso do concreto parece dissipar, ao ser vergado junto com tábuas de madeira, ou ainda no momento que um galho suporta um bloco de tijolo. Esse jogo criado pelo artista, altera a percepção de quem observa, dando a entender que estamos perante algo ilusório. Um outro aspecto importante é a relação que os trabalhos têm com a arquitetura, o espaço construído.
São fragmentos de colunas, vigas, pedaços de parede, que dialogam com o seu entorno, como se estabelecesse um paralelo entre o fazer da escultura e o fazer da construção. Dessa forma, o artista nos leva a refletir sobre como surgiram e o sentido que os materiais e as técnicas, como o concreto e o chapisco, são vistos na nossa cultura.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br