No dia 13 de setembro, será inaugurada Escada-Palafita, a quinta exposição individual de Iole de Freitas na galeria. A mostra exibirá 10 trabalhos inéditos da artista – sendo 9 esculturas e uma vídeo instalação – que contemplam a sua mais recente produção artística, ampliando as questões trabalhadas na mostra de Iole de Freitas: Colapsada, em pé, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), principalmente no que se refere às videoinstalações escada e fragmentos.
Iole apresenta obras de diversos formatos tendo a Escada como referência, contrapondo esculturas pintadas artesanalmente com areia sobre aço inox – que trabalham as curvas e torções – às de papel com areia, mantendo as arestas vivas, que a artista batizou de asteróides. Com isso, a escultora evidencia um interessante contraste: como um material pesado como o aço, consegue se tornar visualmente leve e, como um material leve como o papel, torna-se denso e pesado. A poética dos tsunamis com suas grandes ondas estará presente numa escultura de aço e policarbonato. Além disso, uma nova vídeoinstalação que leva o nome da exposição, Escada-Palafita, que amplia o espectro da dança e da sonoridade tirada dos metais.
Iole de Freitas iniciou sua formação em dança contemporânea no Rio de Janeiro, para onde se mudou aos seis anos de idade. Estudou na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, em 1970, mudou-se para Milão (Itália), onde iniciou sua produção artística e sua participação em exposições, além de trabalhar como designer no Corporate Image Studio da Olivetti, sob a orientação do arquiteto Hans von Klier.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br