- Este evento já passou.
“Entes” na Janaina Torres Galeria
9 março - 10:00 - 27 abril - 18:00
A continuidade de formas de vida diversificadas colocada em suspenso pela tensão e vertigem contemporâneas é a linha mestra de Entes, exposição que apresenta uma panorâmica da proposta curatorial da Janaina Torres Galeria para 2024. Em quatro núcleos expositivos, a coletiva apresenta trabalhos que servem, a partir de suas afinidades formais e de pesquisa, como porta de entrada para a pluralidade, a partir de sua própria condição de existência.
Em função do projeto construído para a galeria no ano de 2024, Entes apresenta quatro eixos centrais: Fé e crença, Tempo, Arqueologias e Outras ecologias. Cada eixo agrupa trabalhos que servem, a partir de suas afinidades formais e de pesquisa, como porta de entrada para temas como apagamento, memória, coletividade, religiosidade, natureza e paisagem, que sustentam as investigações artísticas.
“Para comunicar valores garantidores das existências plurais, não traçamos uma linearidade que discuta os significados que cada trabalho abriga exclusivamente. Ao contrário, quisemos estabelecer uma conexão movente entre obras e artistas, na qual cada componente atua como um agente de discursos e lugares, lutas e posicionamentos, crenças e esperanças.” — Shannon Botelho, curador.
“Todos os entes que fazem essa exposição real narram suas próprias visões e experiências no mundo. Discutimos a vida em constante movimento, suas dores e belezas. Tudo aqui é real, ainda que a artificialidade das imagens diga o contrário, pois onde há fluxo de vida não subsiste o que não é de verdade. Essa exposição se define, por fim, como um libelo contra as formas de dominação, contras as violências materiais e simbólicas, e a favor da perenização das diversas formas de vida – incluindo as que não puderam participar desse projeto.” — Shannon Botelho, curador.