“Há design em tudo”, escreveu Clara Porset, a inovadora designer cubano-mexicana. Ela acreditava que a arte e a indústria poderiam se inspirar mutuamente, forjando um caminho alternativo para o design moderno. Nem todos os colegas de Porset concordavam com sua convicção. Esta exposição apresenta essas visões às vezes conflitantes da modernidade propostas por designers de ambientes domésticos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela entre 1940 e 1980. Para alguns, o design era uma evolução das tradições locais e indígenas, levando a uma abordagem que combinava técnicas artesanais centenárias com métodos baseados em máquinas. Para outros, o design respondia às condições de mercado e aos gostos locais, e era baseado em tecnologias disponíveis e processos industriais. Nesta exposição, objetos, incluindo móveis, eletrodomésticos, cartazes, tecidos e cerâmicas, bem como uma seleção de fotografias e pinturas, explorarão essas tensões.
O lar tornou-se um local de experimentação para a vida moderna durante um período marcado por mudanças políticas, econômicas e sociais dramáticas, que tiveram amplas repercussões para a cultura visual latino-americana. Por quase meio século, o design do ambiente doméstico incorporou ideias de identidade nacional, modelos de produção e modos de vida modernos. O lar também ofereceu oportunidades para um diálogo entre arte, arquitetura e design. Destaques da exposição incluem a cadeira Butaque de Clara Porset; a cadeira Bowl de Lina Bo Bardi; a cadeira B.K.F. de Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari Hardoy; e o mobiliário de lounge Malitte de Roberto Matta.
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