Behind the Red Moon, de El Anatsui, é uma instalação escultural monumental feita de milhares de tampas e fragmentos de garrafas de metal. Amassando, esmagando e costurando esses fragmentos em diferentes composições, grandes painéis são montados para formar campos abstratos massivos de cor, forma e linha. A comissão se baseia no interesse de Anatsui pelas histórias de encontros e pela migração de mercadorias e pessoas durante o comércio transatlântico de escravos. Os topos de garrafa usados nessa comissão, provenientes da Nigéria, fazem parte de uma indústria contemporânea construída sobre rotas comerciais coloniais.
Behind the Red Moon é apresentado como uma obra de arte em três atos. Os visitantes são convidados a embarcar em uma jornada de movimento e interação por meio das peças, em uma dança entre corpos e esculturas.
Observando as peças de longe, um cenário de símbolos é revelado: a lua, a vela, a onda, a terra e a parede. De perto, os logotipos das tampas de garrafa falam sobre as vidas sociais do material como mercadorias de uma indústria global construída sobre rotas comerciais coloniais. Juntos, o passado e o presente da África e da Europa se fundem em formas esculturais que pendem no ar e parecem flutuar pelo espaço. As peças incorporam a ideia de Anatsui de “forma não fixa” e fazem parte de sua abordagem altamente experimental à escultura.
Anatsui explora as possibilidades poéticas de seus materiais. “Cada material possui suas propriedades, físicas e até espirituais”, explica ele. Behind the Red Moon explora forças elementares entrelaçadas com histórias humanas de poder, opressão, dispersão e sobrevivência.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br