A individual Grand Bal explora a carreira de Ann Veronica Janssens e diferentes aspectos de sua prática, apresentando pela primeira vez a mais completa seleção de obras, incluindo tanto obras históricas como novas produções, destinadas ao diálogo com o espaço interno da Fondazione Pirelli HangarBicocca e a área externa, ampliando seus limites. As alterações produzidas são inseridas dinamicamente no itinerário, que foi concebido pela artista como uma coreografia visual e sonora que coloca o visitante (e não os objetos) no centro, chamado a se mover e participar diretamente, seguindo a alternância de suas próprias sensações e percepções geradas pelo confronto com as obras. O título Grand Bal (Grande Dança em francês) evoca precisamente esta dimensão performativa e a relação dinâmica que se estabelece entre as obras, a arquitetura e o corpo humano, como numa dança em que cada elemento é necessário para que o outro se revele completamente. Desde o final dos anos 1970, Ann Veronica Janssens (Folkestone, Reino Unido, 1956; vive e trabalha em Bruxelas) tem desenvolvido sua pesquisa em torno da luz e sua relação com seu entorno, muitas vezes criando obras site specific que desafiam a natureza imutável da escultura e da instalação. Janssens estruturou sua prática em torno da superação do objeto de arte através de sua desmaterialização e desconstrução. Com formas e gestos mínimos e antimonumentais, Janssens é capaz de mudar a percepção do público sobre o espaço. Suas obras, através do uso de luz, cor, espelhos, ar ou neblina artificial, requerem a participação direta do observador e parecem ser um convite para experimentar a realidade de uma maneira diferente através da consciência dos próprios sentidos, da arquitetura e das categorias espaço-temporais pelas quais a definimos, destacando seus aspectos sócio-políticos e culturais. Muitas vezes baseados em experiências em colaboração com realidades científicas e tecnológicas, os trabalhos do artista tornam-se laboratórios para testar as fronteiras entre propriedades e elementos físico-materiais que são considerados opostos: como luz e escuridão, som e silêncio, vazio e presença, o tangível e o incorpóreo.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br