Acontece no sábado dia 18 de Maio, a abertura de “alvorada da estrela terra vista dos campos de vênus”, primeira individual de Clara Moreira na Galeria Lume. Com curadoria de Ariana Nuala, a artista nos transporta para um universo imaginário com figuras que existem em uma vida alternativa em nosso planeta vizinho, Vênus. Clara compõe o espaço de desenhos feitos com materiais elementais como carvão, grafite e sanguínea.
Moreira apresenta a visão da Terra a partir de Vênus (percebido em nosso céu como uma brilhante estrela) e questiona: se para nós Vênus representa o amor, então qual seria a representação da Terra? Quais influências astrológicas teria sobre seus habitantes venusianos? O que nosso planeta representaria no sincretismo de uma outra civilização? No processo criativo da artista, desenho e poesia sempre caminharam juntos, uma dança incessante entre sentimento e racionalidade que, por vezes, acabam se fundindo. Clara conta que ” o exercício tem sido exatamente de intensificar os recursos de aproximação entre o sentimento e o desenho. Me sinto escrevendo um livro de poesia, juntando poemas. O poema fala por si e é muito difícil falar sobre eles.”
A partir do entendimento da criação de Clara, o visitante mergulha em seu universo imaginário e acompanha a existência e as percepções dos habitantes do planeta do amor. Como é a alvorada da estrela mais brilhante no céu de Vênus?
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br