Home
por
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Como Será o Amanhã” no Ateliê 31

17 maio - 13:00 - 15 junho - 18:00

Renan Andrade, detalhe da obra Ninguém nunca te avisou pra não brincar com fogo

Ateliê 31 apresenta a partir de 17 de maio (sexta-feira), das 15h às 19h, a exposição coletiva “Como Será o Amanhã”, em comemoração ao seu primeiro ano de atuação, no Centro do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que mantém um olhar para o futuro, como lugar em constante transformação.

Sob a coordenação e curadoria de Shannon Botelho, 14 artistas foram convidados a participar da exposição. Eles estão entrelaçados com a história do Ateliê 31, pois ocuparam o espaço neste primeiro ano – seja em residência ou nos ateliês fixos, e colaboraram de forma mútua para o desenvolvimento artístico uns dos outros, e do espaço em si. São eles: Andrea Antonon, Beto Fame Camile Soares, Cecília Maraújos, Cibelle Arcanjo, Cibele Nogueira, Elisa Maciel, Karin Cagy, Lucia Meneghini, Maria Pitú, Noah Scherner, Paloma Carvalho, Renan Andrade e Séan Savage Ferrari.

“Como Será o Amanhã” revive o enredo marcante da GRES União da Ilha do Governador, de Idealizado por Maria Augusta Rodrigues, o desfile explorou o futuro como tema, destacando esperanças e sonhos em contraste com a ditadura no Brasil. A mostra convida o público a refletir sobre o presente como ponto de partida para moldar o futuro, resgatando memórias e inspirando novas perspectivas sobre o que está por vir. Pinturas, desenhos e gravuras discutem um aspecto daquilo que os artistas almejam para o futuro. “Cada trabalho que compõe esta exposição discute um aspecto daquilo que almejam os artistas para o futuro. Cada obra é, sobretudo, um depósito de esperança na capacidade transformadora da arte”, justifica o curador.

    A obra “Ninguém Nunca Te Avisou Pra Não Brincar Com Fogo?” (2024), do artista Renan Andrade, discute, a partir de um posicionamento afro-centrado, a pintura como uma instância de discurso social, onde a ideia de acolhimento e memória afetiva tornam o futuro mais palpável, pois não se limita apenas na dor, mas também em experiencias positivas.

    Nas gravuras “Queimadas (Burned)” e “Urbanização (Urbanization)”, ambos de 2023, o artista inglês Séan Savage Ferrari, que residiu por um mês no ateliê, utiliza sementes de urucum e fibras naturais em contraste com detritos recolhidos nas caminhadas pelo centro do Rio de Janeiro. Nos trabalhos, a natureza triunfa sobre a destruição. Em “Pormenores de um dia que passou” (2023), a artista Cibele Nogueira apresenta gravuras com impressões de folhas recolhidas na Floresta da Tijuca, conectando a força poética da natureza com um ideal de produção artística mais sustentável.

    Detalhes

    Início:
    17 maio - 13:00
    Final:
    15 junho - 18:00
    Categoria de Evento:
    Evento Tags:
    ,
    Website:
    https://www.instagram.com/atelie31rj/

    Local

    Ateliê 31
    Rua México, 31, sala 1003 - Cinelândia
    Rio de Janeiro, RJ Brasil
    + Google Map

    © 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
    CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

    Desenvolvido por heyo.com.br

    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support