A Galeria Izabel Pinheiro apresenta a individual A leste dos sonhos, de Fernando Vilela, com curadoria de Agnaldo Farias, a primeira com pinturas de grande formato, treze, de um total de trinta e nove obras do artista, realizadas em 2022.
No dia 16 de dezembro será realizado um bate-papo sobre “As possibilidades da pintura contemporânea”, junto a visita da exposição com Fernando Vilela, Agnaldo Farias, Rafael Carneiro e Ulysses Bôscolo.
A exposição A leste dos sonhos resulta da investigação de novos universos narrativos, que Vilela vem empreendendo nos últimos dez anos, por meio da pintura, cuja temática anterior, de viés inteiramente geométrico, passa a ser atravessado por silhuetas humanas, semelhantes às fotográficas, e outras imagens figurativas, que aparecem em universos distintos, a exemplo de “memórias de sonhos, imagens de guerras contemporâneas, além da relação afetiva com objetos do cotidiano”, nas palavras do artista, que dialogam entre si.
As pinturas desta mostra, realizadas em óleo sobre tela, possuem uma forte corporeidade trazida pelo relevo da matéria pictórica. Na maioria das obras, o uso de poucas cores (pretos, cinzas azulados e brancos) destacam seus elementos gráficos. Entre elas, o conjunto de pequenas telas intitulado Em casa mostra uma sequência onde o tema é uma taça com líquido que termina vazando em várias direções, depois de estilhaçada, sugestivamente, por um tiro, que teria invadido o interior de uma casa acertando-a. Tal fato poderia ser decorrente de troca de tiros em guerras, conflitos armados em comunidades, ou à época da ditadura militar.
Entre as pinturas de grandes dimensões, Sonho 1, retrata um sonho do artista, com touros empilhados. Encontro 2 (pintura realizada sobre uma xilogravura impressa na tela) mostra a silhueta de um homem com um rifle abrigado debaixo de algum tipo de estrutura próxima a fios de postes e Ronda, provavelmente, um militar que faz a ronda. Da série de carros, Carro 2, ocupa a tela, como um detalhe fotográfico, de um automóvel arruinado por uma explosão, enquanto Carro 1, a pintura mais figurativa, das citadas, mostra um carro frontal, na cor preta, e ao lado, parte do corpo de um homem, vestido com terno da mesma cor. Os universos se entrelaçam.
Em mais de vinte anos de trajetória, Fernando Vilela vem realizando obras onde diferentes linguagens se mesclam, como a gravura e a fotografia, o desenho e a pintura. Nelas, transparece o intenso caráter gráfico, que sempre esteve presente na poética do artista, como pode ser observado em suas pinturas recentes. Vilela, tem trabalhado, ainda, em instalações com elementos bidimensionais e tridimensionais.
Graduado e mestre em Artes pela Unicamp pela ECA-USP, respectivamente, o artista, que é também escritor, ilustrador e educador, possui obras em importantes coleções brasileiras e fora do país tais como, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Moderna/MAM-SP e do Museu Nacional de Belas Artes do RJ, além de naquela do MoMA de Nova York, em âmbito internacional, entre outras.
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