A exposição Eternity, em cartaz na David Zwirner de Paris, é a primeira individual de Luc Tuymans na cidade luz e traz um conjunto de obras inéditas do artista belga. Conhecido por um estilo distinto de pinturas que consideram o poder da imagem de comunicar e reter simultaneamente, Tuymans emergiu em meados de 1980, sendo pioneiro em uma decidida abordagem não-narrativa de pintura figurativista. Partindo de um universo imagético proveniente de diversas fontes diferentes, as pinturas de Tuymans são produzidas com uma paleta de cores restrita, o que lhes concede uma atmosfera de memórias borradas pelo tempo.
Com as obras apresentadas em Eternity, no entanto, a produção de Tuymans ganha mais cor e sai da tradicional paleta exibindo tons vibrantes como laranja, vermelho e azul. Em um primeiro momento as telas podem parecer trabalhos absolutamente abstratos, mas depois de interpretações é possível perceber que nada nas pinturas de Tuymans acontece por acaso. As interações entre as cores, ou grupos de cores, trazem mais informações do que podemos perceber fazendo alusão a vírus, fogos de artifício, bandeiras tricolores ou, até mesmo, à política norte-americana.
Na série Likewise, de quatro telas, é possível ver as cores azul e vermelho em convergência sobre um plano de fundo branco. Ainda que abstrata, a figura tem um significado tangível, está relacionada a informações recolhidas por pesquisadores que investigam a polarização do congresso americano ao longo das décadas. Nas telas, quatro anos estão representados: 1951, 1967, 1989 e 2011, cada um deles remete a um dos trabalhos, nos quais a cor azul representa os democratas e o vermelho os republicanos de forma que podemos enxergar esta polarização ocorrida com o tempo nas telas.
Entre as cores mais vibrantes da exposição está a tela Eternity, que dá nome à exposição, e que traz uma forma esférica de um laranja intenso e que remete a obras de artistas como Mark Rothko e Kenneth Noland. Por mais que a tela se assemelhe ao sol, ou a uma figura leve, este trabalho foi inspirado na cúpula de vidro construída pelo físico Werner Heisenberg para exemplificar a explosão de uma bomba de hidrogênio. Tuymans frequentemente colocou passagens traumáticas da História no centro de sua produção, mas seu foco não é propriamente a atrocidade em si, mas a forma como estas passagens foram integradas às narrativas históricas e a forma como as pessoas se recordam – ou não – delas.
Serviço
Luc Tuymans: Eternity
Local: David Zwirner Paris
Endereço: 108, Rue Vieille du Temple, Paris, França
Data: De 10 de junho a 23 de julho de 2022.
Funcionamento: Terça a sábado, das 11h às 19h.
Ingresso: Grátis