Depois do sucesso da SP Arte online e com o aumento de casos de COVID-19 em todo o país, Fernanda Feitosa segue apostando na venda de obras de arte por meio do chamado Viewing Room. Entre os dias 23 e 29 de novembro será possível navegar pelo site da feira para conferir as novidades da SP Foto – colecionadores podem acessar as “salas expositivas” a partir deste sábado, dia 21 de novembro.
A feira online reúne mais de 50 expositores, entre galerias, editoras e projetos especiais que trazem uma seleção minuciosa de fotografia e videoarte. Entre os destaques estão as galerias Artespacio, do Chile, e Ginsberg, do Peru. A feira segue apostando em projetos independentes: se na SP ARTE vimos um destaque significativo para a 01.01 Art Platform, Levante Nacional Trovoa e Projeto Vênus, agora é possível conferir uma seleção interessante de obras do MFON: Women Photographers of the African Diaspora , coletivo americano responsável por representar a voz de mulheres afrodescendentes. Fundado pelas fotógrafas nova-iorquinas Adama Delphine Fawundu e Laylah Amatullah Barrayn, o coletivo já reuniu mais de 100 projetos de artistas de diferentes regiões, nacionalidades, pesquisas e gerações. Em destaque estão os trabalhos de Deborah Willis, Dee Dwyer, Jaimee Todd e Tokie Rome-Taylor.
Outro grupo estreante é a Piscina Art, plataforma brasileira com foco em artistas mulheres. O grupo vai apresentar trabalhos que tratam sobre temáticas relacionadas à autoimagem, representação e corpo, além de processos de transformação e diferentes percepções e meios de estar na natureza. Confira nomes como Alice Yura, Alile Dara Onawale, Amapoa (Camila Svenson e Pétala Lopes), Camila Fontenele, Daniela Paoliello, Fernanda Liberti, Fernanda Vallois, Gabriela Silveira, Juh Almeida, Laryssa Machada e Takeuchiss (Andréia e Nathália Takeuchi).
Já no Centro Cultural Veras, um espaço múltiplo e transdisciplinar que promoverá encontros entre arte contemporânea e yoga em Florianópolis, tem curadoria de Josué Mattos e apresentará trabalhos de Ding Musa, João Castilho, Laura Belém, Laura Gorski e Ricardo Barcellos. O valor arrecadado com as vendas das obras será revertido à construção do espaço físico do Centro Cultural.
Vale destacar, por fim, o projeto da 01.01 Art Platform que elaborou o projeto Passagens/propostas rituais, com a mais recente produção de artistas como Ana Beatriz Almeida, Aretha Sadick, Gabriella Marinho Moisés Patricio, Pamina Sebastião, Shai Andrade, Renata Felinto, Rafael BQueer e Sekai Machache.
Confira abaixo alguns destaques da edição: